Alunos do Ensino Médio participam de roda de conversa com escritor Milton Hatoum

Publicado em 11 de dezembro de 2023 às 15:17
Escritor Milton Hatoum participa de conversa com alunos do Dante

No dia 28 de novembro, os alunos da 2ª e da 3ª série do Ensino Médio participaram de uma roda de conversa com Milton Hatoum, um dos mais importantes nomes da literatura brasileira contemporânea. O encontro, realizado no auditório Guglielmo Raul Falzoni, teve como foco a produção literária mais famosa do escritor manauara: o livro “Dois Irmãos”, obra que compõe a lista de leituras obrigatórias da Fuvest 2024 e da Fuvest 2025, que se referem às provas realizadas em 2023 e 2024, respectivamente.

Aos 71 anos, Milton começou falando sobre sua trajetória na área de arquitetura e depois como professor de literatura e escritor. Em seguida, ele discorreu acerca dos diferentes temas abordados em “Dois Irmãos”, indo desde a transformação arquitetônica e urbana de Manaus até a questão indígena, sem esquecer-se das complexas tramas familiares do romance.

Após sua fala introdutória, Milton Hatoum respondeu a dúvidas e a curiosidades dos estudantes, que o questionaram acerca do processo de escrita de um livro, da trama que envolve as personagens de “Dois Irmãos” e de elementos que integram uma obra literária. Ao final da conversa, atendendo a pedidos do público, o escritor tirou fotos com alunos e autografou seus exemplares.

“É a quarta vez que eu me sinto honrado com um convite do [Colégio] Dante Alighieri. Aqui a conversa é sempre muito frutífera, densa, com perguntas ótimas dos alunos. Eu até disse a eles que nem sabia responder a algumas questões, porque os leitores fazem perguntas complexas. Senti o interesse vivo e verdadeiro pela literatura e pelo romance que eles leram. É uma alegria e uma honra saber que tantos jovens leram ‘Dois Irmãos’, que é um romance que faz parte da lista da Fuvest”, disse Milton, que ainda destacou o papel da literatura na formação dos estudantes.

“A literatura pode dar uma contribuição enorme para o conhecimento de nós mesmos, da nossa realidade, da nossa sociedade e do mundo. A literatura, com suas contradições, as personagens e os conflitos, nos humaniza, e eu falei isso para eles. É importante que os jovens tenham uma formação humanista, para que exerçam um olhar crítico sobre a sociedade. A literatura nos permite interrogar a sociedade e o tempo em que vivemos. Por isso, ela nos humaniza e é fundamental para a formação do ser humano.”

O encontro com o escritor partiu do trabalho com a literatura brasileira contemporânea e a possibilidade de estabelecer um diálogo entre a obra e o projeto interdisciplinar da 2ª série do Ensino Médio, que trata da relação entre emergência climática e patrimônios materiais e imateriais brasileiro. A professora Nathalia Cassitas Sá, coordenadora do Departamento de Produção Textual, explicou como a conversa com Milton Hatoum contribuiu para a construção do repertório literário dos jovens leitores.

“Os alunos puderam entender o processo criativo e a elaboração do romance de forma mais clara, concreta e técnica. Isso faz com que o olhar sobre a obra seja ampliado, de modo que os estudantes consigam estabelecer mais relações entre essa narrativa e outras, as quais foram lidas e trabalhadas em sua trajetória escolar. Além disso, foi possível que eles entendessem as inspirações e motivações para a criação e a caracterização de cada uma das personagens, o que faz a leitura do aluno se construir de maneira mais crítica e gera a percepção sobre as intencionalidades do autor ao construir o romance tal qual ele foi concebido.”

“Nessa perspectiva, a interação com o escritor materializa o autor da obra, e esse contato inspira o aluno a ter mais proximidade com a literatura e a desenvolver a própria escrita, já que Hatoum estabeleceu relações entre sua produção e outras obras; além de relações entre essa produção literária e outras áreas do conhecimento, como a arquitetura, a comunicação e as artes – o que atinge diretamente o aluno que está construindo seu projeto de vida nesse momento escolar”, completou a docente.

Alunos do Ensino Médio do Dante recebem visita do escritor Milton Hatoum