Alunos do ECCE fazem intercâmbio cultural com escola italiana

Publicado em 13 de maio de 2021 às 15:35
Categorias: , ,

O Colégio Dante Alighieri firmou uma parceria internacional com a escola Istituto Comprensivo Quartiere Moretta (Pertini), que fica na cidade de Alba, no norte da Itália. Assim, o programa bicurricular italiano ECCE programou alguns eventos de intercâmbio cultural entre os alunos do Dante e da escola Pertini.

O primeiro encontro ocorreu no dia 4 de maio para a gravação de um vídeo colaborativo da música Viva l’Italia, da cantora italiana Simona Colonna, para a comemoração da Festa da República Italiana, no dia 2 de junho. Foram reunidas as turmas do 6º, 7º e 8º do ECCE Due e os alunos da terza media (correspondente ao 8º ano) do Istituto, que, além de produzirem a peça audiovisual, também puderam se conhecer e conversar.

A professora Gabriela Abdalla, coordenadora do Departamento de Música, contou que “eles falaram sobre música e estilos musicais de cada país, dividiram como era o curso de música e a cultura escolar do Dante e do Istituto. Estavam muito empolgados para a troca de experiências culturais”.

O intercâmbio

A ideia deste primeiro encontro ser sobre a gravação de Viva l’Italia veio das aulas de música do ECCE Due, que trabalha com o repertório italiano. Assim, a professora Camila Ruiz de Paula elaborou um arranjo, gravou e enviou para a escola Pertini. “Dessa forma as duas turmas, do Dante e do Istituto, puderam cantar e tocar em cima da mesma base”, explica a professora Abdalla.

O encontro aconteceu via Google Meet, plataforma que já é utilizada pela escola em Alba, e toda a parte tecnológica foi amparada pelo Departamento de Tecnologia Educacional, a partir de um termo de parceria respaldado pela LGPD, do Brasil, e pela GDPR (General Data Protection Regulation), da União Europeia. “O professor de música em Alba nos enviou os vídeos gravados dos alunos, que serão editados, com os vídeos dos alunos do ECCE, pelo Departamento de Audiovisual do Colégio”, comenta a Tânia Cristina Pereira, professora de História da Tecnologia, que participou e deu todo suporte à videoconferência.

O gemellaggio (parceria, em italiano) Dante-Pertini foi até mesmo noticiado no jornal Gazzetta d’Alba.

Foto do jornal Gazzetta d’Alba.

Cultura e aprendizado

Para a professora Angela Angoretto, coordenadora do programa bicurricular italiano ECCE, a multidisciplinaridade do projeto de intercâmbio com a escola Pertinié apenas um de seus muitos pontos positivos.

“Um dos objetivos do percurso ECCE é fazer com que os alunos adquiram experiência e conhecimento cultural italiano amplo, e a imersão que vem das trocas diretas com alunos italianos, além de ser uma diferente forma de aprendizagem que estimula os alunos, também traz enriquecimento linguístico e humano para o programa”, comenta.

O próximo encontro está previsto para o mês de junho e deve ser realizado para celebrar a produção dos alunos e o encerramento do ano letivo da escola Istituto Comprensivo Quartiere Moretta (Pertini).

Assista ao vídeo abaixo:

, ,