Alunos vão a exposição sobre estúdio italiano de design

Publicado em 4 de abril de 2013 às 15:27

O Colégio Dante Alighieri levou, nos dias 26 e 27 de março, alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio à exposição “Giugiaro: 45 anos de Design Italiano”, no Museu da Casa Brasileira. A mostra envolve a história do estúdio Italdesign, fundado na Itália, em 1968, pelo designer Giorgetto Giugiaro e pelo engenheiro Aldo Mantovani. Hoje, a empresa é administrada pelo designer e por seu filho, Fabrizio.

Giorgetto é conhecido por sua produção criativa e funcional de automóveis, que variam de veículos populares aos extremamente velozes. Uma de suas grandes criações, por exemplo, foi o primeiro modelo do carro Golf, da Volkswagen, em 1974, criado para substituir o Fusca na Europa. Ele também é responsável pelo design do Uno, veículo da Fiat que substituiu o modelo 147.

Mas o designer teve e tem contato com a produção de diversos itens além dos automotivos. Há cerca de 30 anos, por exemplo, colabora com a criação de câmeras fotográficas da marca Nikon. A equipe da Italdesign também foi responsável pelo desenvolvimento da área externa do estádio do time italiano de futebol Juventus. Na exposição, estão à mostra várias maquetes, imagens e modelos de itens produzidos – inclusive carros.

“Constatei, na exposição, que o design do telefone que eu utilizava quando morava na Itália, e que é utilizado por muitas pessoas, foi feito por Giugiaro. Ele é mais associado ao design de carros, mas eu, em especial, o fazia por ter tido um carro desenhado por ele. Vemos que o trabalho de Giorgetto abrange muitos elementos do nosso cotidiano”, explicou a coordenadora do Departamento de Italiano, profª Angela Angoretto.

Na última etapa da visita, os alunos tiveram seu próprio momento destinado ao design de automóveis: eles participaram de uma atividade na qual cada um pegou aleatoriamente um cartão com o nome de uma pessoa ou personagem famoso, como Xuxa, Silvio Santos, Hello Kitty e Sheldon Cooper, personagem do seriado The Big Bang Theory, para, em seguida, projetar o design de um carro para eles.

Para a coordenadora do Departamento de Arte, profª Maria Beatriz Perotti, exposições com itens contemporâneos podem estimular a criticidade dos alunos. “O design é interessante, pois não consiste exatamente em uma obra que está na parede, como ocorre com muitos produtos expostos. O design é aquilo que pode ser utilizado, e isso aguça o senso crítico dos alunos em sua vivência cotidiana”, afirmou.