Dantianos são citados em revista científica da Fapesp

Publicado em 20 de fevereiro de 2013 às 14:50

Alunos do Colégio Dante Alighieri foram citados em uma reportagem na edição de janeiro de 2013 da revista Pesquisa Fapesp, conceituado periódico que aborda assuntos científicos de âmbito nacional e internacional. O tema da produção foi a segunda edição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP), realizada no Espaço Catavento, em São Paulo, em dezembro de 2012.

De cinco projetos abordados na reportagem, dois são de responsabilidade de alunos. Um deles, produzido por Walter von Söhsten Xavier Lins e Renata Colla Thosi, agora alunos da 3ª série do Ensino Médio, ficou com a segunda colocação na categoria Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde. O estudo da dupla consiste em testar a eficácia do uso de plantas para a aceleração da cicatrização em pessoas diabéticas. Esse trabalho já conquistara, na 27ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em outubro de 2012, o prêmio “Estudar Ciência”, da Fundação Estudar.

O outro trabalho premiado na MOP, desenvolvido pelo aluno Vitor Martes Sternlicht, agora na 1ª série do Ensino Médio, ficou em segundo lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra. Em sua pesquisa, o autor busca fundir dois métodos de produção de energia renovável: o eólico e o solar.

Vitor também participou da primeira edição da MOP, em 2011, com um projeto de robô programado com arduino. O protótipo seria capaz de identificar vítimas em catástrofes. Com esse projeto, ele ficou com a primeira colocação na categoria Ciências Exatas. Na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace) de 2012,  o mesmo projeto ficou em terceiro lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra e rendeu a Vitor o prêmio Intel Excellence in Computer Science Award, um credenciamento para a International Sustainable World Project (a ser realizada nos Estados Unidos em maio de 2013) e um convite para integrar a equipe brasileira na XX International Conference of Young Scientists, na Indonésia, em 2013.

reportagem está disponível em versão digital no site da Fapesp.