Alunos do Dante participam de projeto da ONU

Publicado em 27 de junho de 2019 às 7:09
Categorias:

Para melhorar a gestão de resíduos no Colégio Dante Alighieri, diversas ações têm sido realizadas ao longo dos últimos anos, e, recentemente, demos início ao “Projeto Plantar”, uma iniciativa que busca consolidar uma ação ambiental consistente, estabelecendo espaços de educação ambiental destinados aos alunos desde o Maternal até o Ensino Médio. Uma forte campanha pela redução do uso de copos plásticos descartáveis dentro das dependências da escola despertou adesão imediata e tem produzido espetaculares resultados. Em maio de 2018, o Colégio Dante Alighieri foi convidado para integrar a campanha “Por Amor ao Mar”, da ONU Meio Ambiente, cujo objetivo era zerar internamente o consumo dos copos. A meta foi atingida de forma gradual, e, por conta do ótimo desempenho, o Colégio Dante Alighieri recebeu um Certificado de Reconhecimento e Excelência.

Paralelamente, concorreram para o sucesso dessa campanha diversas ações de conscientização para a mudança de hábito, incluindo aulas especiais para alunos de todas as faixas etárias e iniciativas de comunicação interna para professores e funcionários, com a distribuição gratuita de canecas não descartáveis. Também foram instalados bebedouros Smart, próprios para abastecer squeezes e garrafas, além de terem sido implantadas atividades interdisciplinares relacionadas à preservação e aos cuidados com o meio ambiente.

O resultado não poderia ser melhor: o Colégio Dante Alighieri deixou de usar um milhão e duzentos e vinte e quatro mil copos plásticos descartáveis por ano, o que significa uma média aproximada de 102 mil copos por mês! Apesar do inequívoco sucesso dessas ações, nossos alunos poderiam participar de maneira mais ativa no engajamento das mais diversas ações com o propósito de proteção do meio ambiente humano.

Assim, este ano, o Colégio decidiu, com o trabalho dos professores de biologia Bianca Rocha Sales, Fernando Campos de Domenico, Hilton Lourenço Ozório Filho e Paula Reis Galvão Rosa, participar de um desafio proposto pela Organização das Nações Unidas. O conteúdo “Poluição” foi trabalhado durante maio e junho de 2019 com os alunos de 1ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, que foram apresentados ao tema do uso do plástico e seus impactos na sociedade e no meio ambiente.

Os alunos foram reunidos em grupos de dois ou três integrantes e desafiados a produzir infográficos para informar a população sobre os agravos ambientais gerados pelo uso do plástico, principalmente os impactos sobre a vida marinha, e divulgar ações que cada pessoa pode, efetivamente, realizar para reduzir o consumo de plástico. A ideia era, ao término da atividade, compartilhar a produção dos alunos com o público externo por meio das mídias sociais.

Ao longo de uma sequência de quatro aulas de 45 minutos, os alunos e os professores trabalharam na produção do material. A maioria dos grupos de alunos se envolveu com especial empenho, sinalizando pronto reconhecimento da importância do tema e, principalmente, a validade da sua participação contribuindo para a solução desse problema.

Os 10 melhores infográficos produzidos foram selecionados pelos professores do Departamento de Biologia e serão usados como forma de conscientização desta campanha tão importante.