Alunos do Dante participam da 1ª fase da OBF

Publicado em 23 de maio de 2013 às 18:45

Cinco alunos do Colégio Dante Alighieri fizeram a prova da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) no sábado, 18 de maio. A prova de testes foi realizada nas dependências da própria escola.

Na Olimpíada, os alunos são divididos em três categorias: nível 1 (o Dante não teve representantes nesta categoria, que engloba alunos do 9º ano); nível 2 (1ª e 2ª série do Ensino Médio) e nível 3 (3ª série do Ensino Médio). A prova da primeira fase teve a maioria de suas questões ligada ao tema astronomia.

“O grau da prova é elevado. Exige muitos cálculos, e o aluno tem que saber fórmulas. Não é uma prova só de interpretação”, afirmou o professor Renato Laurato, coordenador do Departamento de Física do Dante. Antes da primeira fase, o Colégio realizou um cursinho preparatório, com quatro aulas, a fim de tirar dúvidas dos estudantes, assim como familiarizá-los com o tipo da prova.

Caso algum aluno do Dante avance para as próximas fases, o Departamento de Física pretende realizar outros cursos preparatórios. Por enquanto, os professores do Colégio vão corrigir as provas da primeira etapa de acordo com o gabarito recebido da organização da OBF.

A segunda fase da Olimpíada, agendada para 10 de agosto, também consiste em uma prova de testes. Já a etapa final, prevista para 28 de setembro, apresenta uma prova escrita e uma parte experimental. Os melhores colocados garantem vagas na Olimpíada Internacional de Física.

Para o professor Renato Laurato, além de estimular o aprendizado, a Olimpíada também favorece a capacidade de organização dos alunos. “A partir de agora os desafios serão maiores. A Olimpíada tem a intenção de promover o ensino da Física e o conhecimento científico. É uma prova difícil, que exige dedicação e preparação. Tem que ter uma dedicação semanal muito grande. Por isso, a prova contribui para a organização e para a aprendizagem. Exige comprometimento”, avaliou.

Já a professora Cristiane Tavolaro, uma das responsáveis pela aplicação da prova da primeira fase no Colégio, vê a Olimpíada como uma forma de valorização dos alunos dedicados. “A Olimpíada é importante por tornar expoentes esses alunos dedicados. O país precisa desses estudantes. A Olimpíada como que serve para estimular esses alunos a continuar no estudo no ramo das ciências”, afirmou.