Alunos do 9º ano descobrem como funciona o Rádio Galena

Publicado em 10 de novembro de 2010 às 14:05

Os alunos dos 9os anos tiveram a oportunidade de conhecer, durante o curso de Ciências da Natureza, um aparelho simples que não usa nenhuma fonte de energia elétrica para funcionar e sintoniza ondas de rádio, conhecido como Rádio Galena.

A atividade, realizada na cobertura do prédio anexo ao edifício Michelangelo, serviu de encerramento ao tema do eletromagnetismo, que estava sendo visto em sala de aula. Os alunos discutiram os princípios físicos que permitem elaborar uma explicação para o funcionamento dos aparelhos de comunicação, depois de terem abordado o funcionamento dos motores elétricos, dos aparelhos resistivos e das fontes de energia elétrica.

O que torna essa aula ainda mais especial é o envolvimento dos alunos. No início, eles se mostram descrentes de que um objeto construído de forma simples seja capaz de captar e fazer ouvir as mesmas ondas de rádio que eles captam em seus rádios portáteis. Ao ouvirem as locuções e músicas pelos alto-falantes, os alunos acabam se surpreendendo com a engenhosidade do Rádio Galena.