Alunos do 8º ano farão viagem a Barra Bonita para reflexão sobre consumo sustentável

Publicado em 10 de março de 2023 às 10:40
Categorias: ,

Entre os dias 20 e 23 de abril, com o apoio do Grupo Peraltas, o Dante promoverá para os alunos do 8º ano uma saída pedagógica para a região de Barra Bonita (SP). O intuito é estimular o desenvolvimento de habilidades e competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tais como cooperação, liderança, comunicação e autoconhecimento. 

A viagem educacional também está atrelada ao projeto interdisciplinar “Consumo CriATIVO: desafios e possibilidades para o desenvolvimento sustentável”, cujo objetivo é propor, a partir do pensamento crítico, soluções para o estabelecimento de uma sociedade mais sustentável. Além disso, os alunos deverão refletir sobre seus próprios hábitos de consumo e avaliar maneiras de modificá-los a fim de minimizar os danos ambientais causados no planeta.

Planejadas pelos departamentos de geografia e de matemática, as atividades programadas para a viagem dialogam com o escopo do projeto interdisciplinar, sendo as principais: 

  • Visita ao Memorial do Tietê;
  • Visita à Eclusa de Barra Bonita e navegação no Rio Tietê, para entendimento do mecanismo hidráulico da eclusa e do processo de geração de energia elétrica proporcionado pela barragem, além da análise das condições que favorecem o desenvolvimento econômico e social da região, com reflexos na produção agrícola do país;
  • Visita a uma fazenda dedicada ao turismo rural, para observação de bioconstrução e agricultura orgânica; e
  • Rafting e megatur.

A programação ainda inclui atividades socioemocionais e cooperativas, além de um day off para os alunos aproveitarem toda a estrutura da Fazenda Estância Peraltas, que conta com diversas opções de lazer, como um parque aquático, quadras esportivas e a Lagoa Encantada. 

Em 2022, uma das atrações que mais fizeram sucesso entre os jovens dantianos foi a Eclusa de Barra Bonita, que fica junto à usina hidroelétrica do município. Lá, os alunos puderam entender como as eclusas são feitas e quais são os impactos econômicos e ambientais desse tipo de construção para a região do rio Tietê.

“Nunca imaginei como as eclusas eram feitas e nem sabia que existia uma estrutura tão forte para suportar tantos litros de água e levantar navios. Foi impressionante”, disse a aluna Maria Eduarda Ferreira, do então 8º F. “Todos foram para a parte externa do barco para perceber a elevação do rio e ficaram impressionados ao ver o rio Tietê com vida: pássaros voando, peixes nadando, cheiros não desagradáveis. Os alunos estavam felizes por estarem lá e foi uma oportunidade de perceberem como as más ações do homem interferem na vida da natureza e das gerações futuras”, relatou o professor de matemática Lucas Feliciano.

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!