Alunos do 3º ao 6º ano realizam espetáculo em italiano

Publicado em 5 de novembro de 2012 às 17:08

O Colégio Dante Alighieri apresentou, em 31 de outubro, um espetáculo do Gruppo Teatrale Dante produzido integralmente em italiano. Os quase 70 alunos do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental encenaram dez peças que remetem à cultura popular italiana ou a clássicos da literatura infantil.

Em “Il principe addormentato” (“O príncipe adormecido”), por exemplo, a narrativa faz referência à história da princesa Aurora, de “A Bela Adormecida”. A diferença, nesse caso, é que o príncipe adormecido é um rapaz mandão, que não cansa de dar ordens às garotas que o acordaram. Em “Testo della commedia” (“Texto da comédia”), por sua vez, a montagem promove o resgate de elementos típicos da tradição oral italiana.

“Fazia tempo que pensávamos em trabalhar a língua italiana de forma divertida e fora da sala de aula. Os alunos trabalham diálogos interpretando diversos papéis no decorrer dos anos, mas queríamos vê-los em um ambiente diferente. A ideia é despertar neles o interesse pela língua italiana oferecendo práticas fora do comum”, explicou a coordenadora do Departamento de Italiano, profª Angela Angoretto.

Segundo a professora Angela, o espetáculo, além de ter agradado aos participantes e ao público, trouxe benefícios aos atores. “O evento foi positivo em todos os sentidos, incluindo fatores além do ensino da língua italiana. Os alunos conviveram com pessoas diferentes durante dois meses, trabalharam a socialização e foram motivados a ficar mais desinibidos”, afirmou, certa de que o projeto terá uma nova edição em 2013.