Alunos do 2º Liceo fazem leitura de Asterix em atividade de Storia

Publicado em 19 de abril de 2023 às 15:28
Categorias: ,
Alunos do 2º Liceo têm leitura sobre Asterix em atividade de Storia

No dia 8 de março, o professor de história Eugênio Mattioli conduziu uma atividade na biblioteca com o 2ºLiceo Scientifico utilizando os livros “Asterix – Il Gallico” e “Asterix e la Corsa D’Italia”. O objetivo era enxergar o domínio romano por uma óptica diferente, disponibilizando os quadrinhos para que os alunos tivessem um material alternativo como fonte.

Para a dinâmica, os estudantes foram separados em duplas e tiveram a tarefa de ler um dos dois volumes dos quadrinhos encomendados. A atividade foi composta por um questionário sobre Asterix, cujo conteúdo ajudou a preparar os alunos para uma prova, que teria uma imagem da obra.

Segundo Eugênio, “foi uma atividade muito proveitosa. Sempre que colocamos os alunos de frente para um material diferente, podemos nos deparar com desdobramentos distintos, e é importante que esses alunos se formem sabendo trabalhar com diferentes fontes e materiais.”

Explorando formas de aprendizado distintas, a atividade teve seus objetivos cumpridos e também foi eficiente, apresentando bons resultados nas avaliações, conforme ressalta o professor Eugênio. “Os alunos gostam de sair da sala de aula, então qualquer elemento que os faça sair da aula expositiva ajuda e traz um aprendizado legal.”

O aluno Lorenzo Tomezzoli, do 2º Liceo (1ª série I do Ensino Médio), reforçou a importância de praticar uma forma diversificada de estudo. “Foi uma atividade diferente! Nesta atividade, nós pudemos absorver bem mais a partir da leitura.”

Studenti del 2º Liceo leggono Asterix in Storia Activity

L’8 marzo, l’insegnante di storia Eugênio Mattioli ha condotto un’attività in biblioteca con il 2ºLiceo, classe che corrisponde al 1º anno dell’Ensino Médio, utilizzando i libri “Asterix – Il Gallico” e “Asterix e la Corsa D’Italia”. L’obiettivo era quello di vedere il dominio romano da una prospettiva diversa, rendendo i fumetti disponibili in modo che gli studenti avessero materiale alternativo come fonte.

Per la dinamica, gli studenti sono stati separati in coppie e hanno avuto il compito di leggere uno dei due volumi dei fumetti importati. L’attività consisteva in un questionario su Asterix, il cui contenuto ha aiutato a preparare gli studenti a un test che avrebbe avuto un’immagine dell’opera.

Secondo Eugênio, “È stata un’attività molto fruttuosa. Ogni volta che mettiamo gli studenti di fronte a un materiale diverso, potremmo imbatterci in sviluppi distinti, ed è importante che questi studenti si diplomino sapendo come lavorare con fonti e materiali diversi”.

Esplorando diverse forme di apprendimento, l’attività ha avuto i suoi obiettivi raggiunti ed è stata anche efficiente, presentando buoni risultati nelle valutazioni, come sottolineato dal professor Eugênio. “Agli studenti piace lasciare la classe, quindi qualsiasi elemento che li faccia uscire dalla lezione aiuta e porta un apprendimento gradevole. ”

Lo studente Lorenzo Tomezzoli, del 2º Liceo (1º anno dell’Ensino Médio), ha rafforzato l’importanza di praticare una forma di studio diversificata. “È stata un’attività diversa! In questa attività, siamo stati in grado di assorbire molto di più dalla lettura.”

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!