Alunos do 1º ano visitam a Cidade do Livro

Publicado em 20 de agosto de 2012 às 18:01
Categorias: , ,

Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri visitaram a “Cidade do Livro” na terceira semana de agosto. A ida ao parque temático cultural, localizado no bairro de Santa Terezinha, em São Paulo, teve como objetivo estimular o gosto pela leitura entre os jovens estudantes, que estão no início do processo de alfabetização.

No local, composto por espaços cenográficos tematizados, os alunos foram recepcionados por monitoras, que os levaram para um passeio lúdico e educativo. Logo no início da atividade, as crianças viram o personagem Mensageiro anunciar o aniversário de 15 anos da “Cidade do Livro”.

Na “prefeitura”, as crianças conheceram o Prefeito e o boneco Tracinha, envolvidos em algumas confusões por conta da preparação do “Baile das Letras”, evento comemorativo do aniversário da cidade. Em certo momento, as crianças puderam ver o Prefeito pedalar uma bicicleta que possuía uma placa solar e gerava energia, acendendo algumas luzes – a situação serviu para ilustrar a preocupação com recursos naturais renováveis.

Antes de se dirigirem ao Cantinho da Leitura – local em que podiam escolher os livros que queriam ler –, as crianças se divertiram dançando no “Baile das Letras”. Já na Bicholândia, depois de interagirem com um boneco de um dinossauro, os alunos fizeram desenhos.

A atividade seguinte foi no lava-rápido, onde receberam instruções sobre economia de água e lavaram as mãos antes de lancharem. Após a refeição, as crianças foram orientadas para realizar a coleta seletiva de lixo.

A empolgação das crianças atingiu seu ápice na Vila do Saber, onde a divertida vovó Cotinha contou uma história, dançou e brincou com os alunos do Dante. Antes da volta para casa, os estudantes se surpreenderam com uma árvore falante, que deu dicas sobre a importância da preservação do meio ambiente.

“Com esse passeio, procuramos estimular a leitura. E é um passeio marcante para as crianças. Todos os anos, os alunos comentam sobre essa atividade”, afirmou a professora Niucelene Moreto Vieira Denofrio.

Já a coordenadora da Educação Infantil e dos 1ºs anos do Ensino Fundamental, Angela de Cillo Martins, destacou que a visita serve como uma preparação para a Festa do Livro, evento que marca a entrada simbólica dos alunos do 1º ano no mundo da leitura.

“Essa atividade proporciona um contato maior das crianças com o livro e dá significado para a Festa do Livro, que será realizada em 15 de setembro”, explicou a professora Angela.

, ,