Alunos da Crisma recebem padre mexicano para palestra

Publicado em 1 de setembro de 2012 às 14:05

Os alunos da Crisma do Colégio Dante Alighieri receberam, em 30 de agosto, o padre mexicano Luis Pablo Garza Aguilar (ou padre Luis Paulo, como ele mesmo diz, por morar no Brasil há mais de uma década), para uma palestra com o tema “Crisma e Eucaristia”. De maneira muito bem-humorada, o padre fez uso de diversas referências atuais para contextualizar suas explicações aos alunos.

Entre as várias menções, falou de sua experiência em lidar com público jovem – parte dos alunos já conhecia padre Luis Pablo de uma ação voluntária de que participaram –, contou histórias de suas vivências em diversas partes do mundo e recomendou a leitura do livro “Youcat” (abreviação de “youth cathecism”, ou catecismo jovem), que possui linguagem jovem e facilmente compreensível.

Padre Luis Pablo também fez uma breve descrição dos sete sacramentos católicos e falou, de maneira inusitada, da importância de se fazerem regularmente confissões. “A confissão é muito importante. Geralmente, deve ser feita uma vez por mês. Existem até aplicativos para iPhone e iPad para confissão, e há pessoas que me pedem para ouvir confissões por redes sociais, mas esses não são os meios indicados”, explicou.

De acordo com a coordenadora da Crisma, Valéria Torrezan, trazer um padre que entende os jovens é crucial para deixá-los interessados nos assuntos de que o encontro tratou. “Se não houver essa conexão, tudo fica mais difícil. Quando o padre tem uma linguagem mais condizente com a dos jovens, o encontro fica mais agradável. Somando isso ao fato de que os alunos já o conheciam, o resultado foi muito legal. Ele interagiu com os alunos e tirou muitas dúvidas, algo que ajuda bastante”, concluiu.