Alunos da 4ª turma do Dante High School se formam

Publicado em 18 de dezembro de 2014 às 17:39

O Colégio Dante Alighieri realizou, na noite de 11 de dezembro, a colação de grau da quarta turma do Dante High School. A cerimônia foi repleta de discursos com congratulações aos alunos formandos, que sairão com dupla certificação do Ensino Médio (no currículo nacional e no americano). Os locutores também homenagearam o ex-presidente dr. José de Oliveira Messina, que faleceu em 3 de dezembro; entre as realizações do Colégio no decorrer de seu mandato, que começou em 2008, está justamente a implantação do programa Dante High School.

A coordenadora do Dante High School, professora Rossella Beer, foi a primeira a discursar. Ela parabenizou, primeiramente, todos os profissionais envolvidos no programa, desde o corpo docente e a assistente Malu até as diretorias, e enalteceu o desempenho dos estudantes. “Parabéns a vocês, que conseguiram vencer o desafio de concluir dois ensinos médios ao mesmo tempo. Temos a certeza de que vocês serão muito bem-sucedidos”, disse, fazendo, em seguida, um convite. “Gostaríamos muito de saber dos próximos passos que vocês darão, então venham contar suas histórias!”, concluiu.

O representante da Texas Tech University Jeff Oldham homenageou os estudantes pelo desempenho. “Temos aproximadamente 2,5 mil alunos no Brasil, e essa é a maior classe que temos. Apreciamos o seu esforço, que foi extraordinário. Para fazer o que fizeram, certamente foram necessários sacrifícios”, falou.

O presidente do Dante, Dr. José Luiz Farina, também congratulou os alunos pela etapa concluída. “Queridos alunos, estamos celebrando suas conquistas, que levarão a muitas outras em suas vidas. Abracem essa vitória, aprendam e ganhem com ela”, disse dr. Farina, que falou de sua vida como exemplo de que todos devem buscar cumprir seus objetivos, mesmo entre dificuldades – ele perdeu 70% da audição, aos dois anos, devido a um ataque de catapora. “Aprendi que, quando temos um problema, devemos encará-lo e agir sobre ele. Todos aqui são capazes de vencer na vida, e vocês não devem duvidar disso. Nunca pensem que a situação é muito complicada para ser resolvida. Você deve acreditar e agir para resolvê-la.”

O professor Michael Clarke, homenageado de 2014, falou do futuro dos alunos fazendo, primeiramente uma volta ao passado. Falando de seu fascínio pelo primeiro truque de ilusionismo que viu na vida, aos quatro anos, ele fez uma demonstração e, em seguida, ensinou os procedimentos a todos os presentes no evento, que repetiram os passos. Com isso, ele fez uma analogia sobre nossos aprendizados na vida e suas possíveis aplicações.

“O maior segredo na mágica é que não há segredos. O maior segredo, na vida, é você mesmo. Vocês observaram e fizeram o truque, mas provavelmente não viram qual seria a aplicação imediata dele em suas vidas, e a vida tem momentos assim, nos quais é necessário esforço e foco em coisas importantes para que vocês encontrem as respostas”, afirmou o professor Michael, destacando a faculdade do ser humano de só entender no futuro a razão de ser de muitos acontecimentos do presente. “Visão e paixão são a chave para tudo, e eu gostaria de vê-los voltando ao Dante para nos mostrarem como vocês aplicaram isso em suas vidas.”

Os alunos Carolina Rubini e Lucas Miranda Gomes discursaram em nome de seus colegas. Além de agradecerem aos pais, familiares e profissionais envolvidos no ensino pelo apoio, inspiração e ensinamento, recordaram o ex-presidente dr. Messina e enalteceram sua simpatia e liderança. Ao fim, celebraram o fim de um ciclo. “Depois de uma longa jornada, um desafio difícil, de estudar muito, nos graduamos. E agora entraremos em uma nova fase de nossa vida”, disseram.

Antes do fim do evento, a ex-aluna Deborah Laís Abib, aprovada no curso de Administração da Santa Monica College, faculdade comunitária localizada nos Estados Unidos, foi homenageada pela coordenação do Dante High School. Para encerrar o encontro, a maestrina Gisele Cruz conduziu uma apresentação do VocalDante.