Alunos da 3º série do EM vão à ESPM conhecer cursos

Publicado em 10 de abril de 2013 às 17:57

Um grupo de alunos da 3ª série do Ensino Médio visitou a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) na última sexta-feira, dia 5 de abril. A visita faz parte de uma série de excursões a instituições de ensino superior que os alunos da 3ª série realizam no decorrer do ano. A escola foi fundada em 1951 pelo jornalista e historiador italiano Pietro Maria Bardi (marido da arquiteta Lina Bo Bardi), pelo magnata da comunicação Assis Chateaubriand (Assis, Pietro e Lina também são responsáveis pela projeção e fundação do Masp) e pelo publicitário Rodolfo Lima Martensen.

Na ESPM, os alunos conheceram grande parte dos laboratórios de aula prática utilizados em diversos cursos relacionados à comunicação, tais como Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design. Antes disso, no entanto, eles foram a uma sala um pouco diferente das habituais: o mercado experimental da escola. O ambiente, semelhante a mercados e lojas, com diversas prateleiras e produtos variados, também funciona como sala de aula.

Lá, os dantianos assistiram a um vídeo institucional sobre os cinco cursos de graduação oferecidos pela instituição em São Paulo. Em seguida, um professor usou abordagens mais práticas para falar de cada uma dessas áreas. Ele utilizou, por exemplo, produtos dispostos na sala para explicar como publicidade, design e administração estão envolvidos no processo de criação, comercialização e valorização dos produtos.

De acordo com a coordenadora do Serviço de Orientação Educacional, professora Elenice Ziziotti, a ida a essas escolas no decorrer do ano pode ajudar os alunos a decidir a área e a instituição que eles escolherão. “É importante visitarmos parte das instituições a que muitos dos alunos do Dante vão, para que eles entendam o que essas escolas têm a oferecer e que áreas mais lhes agradam. Ali, eles conhecem os cursos, tiram dúvidas sobre os estudos e também sobre o mercado de trabalho. Além disso, eles se aproximam de uma infraestrutura e de um público diferente dos quais eles estão acostumados”, afirmou.