Aluno participa de simulação de conferência da ONU

Publicado em 30 de setembro de 2015 às 12:52

O aluno Eduardo Carrara de Angelis, do 2º H, participou, durante as férias de julho, de um curso de liderança que, entre outros exercícios, simula o funcionamento de dois eventos realizados por integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU) Trata-se da simulação de uma conferência geral e uma reunião do Conselho de Segurança.

Chamado Global Young Leaders Conference (GYLC), o programa de dez dias estimula nos participantes a autonomia e a capacidade de trabalho em equipe, habilidades postas ali à prova pelo envolvimento em diversas atividades. Eduardo participou da edição realizada nos Estados Unidos (também há edições na China e na Europa) após ter sido aprovado em um processo classificatório que seleciona alunos com ótimo desempenho escolar.

O dantiano ressaltou a importância de abordar questões diplomáticas em um ambiente multicultural e celebrou a chance que teve de conhecer pessoas de diversos países. “A experiência de conhecer e interagir com as pessoas e saber como que elas pensam foi bem legal. É muito diferente participar de uma atividade assim”, disse. “Em um momento, também paramos para conversar sobre estereótipos, e os participantes tiveram a chance de falar das características de seus próprios países.”

Nas simulações das atividades da ONU, os 300 participantes do evento foram divididos em grupos de 20 a 25 pessoas. Cada um desses grupos representou um país, e o de Eduardo foi o Reino Unido. “Tivemos que desenvolver teses e discutir com os integrantes dos outros países para chegarmos a consensos sobre os problemas apontados pelos organizadores. Foi bem interessante”, falou.