Aluno do Dante apresenta pesquisa em feira em Milão

Publicado em 14 de maio de 2013 às 15:49

O aluno Flavio Pelone, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, acompanhado da professora Sandra Tonidandel, coordenadora do projeto Cientista Aprendiz, apresentou seu projeto de pré-iniciação científica no I Giovani e le Scienze 2013, em Milão, Itália, entre os dias 3 e 6 de maio.

Essa feira de ciências é a mais importante do ensino básico italiano e, em 2013, chegou à sua 25ª edição. Do Brasil, além de Flávio, apenas Thales Gonçalves Ferreira e André Wille Lemke, de Pelotas, também estiveram presentes.

Em seu trabalho, intitulado “Poluição indoor: avaliação do efeito dose-resposta da exposição da fumaça do cigarro em câmara de fumo utilizando tradescantia pallida”, Flavio utilizou uma câmara de fumo, na qual expôs plantas de Tradescantia pallida (que é uma planta mais sensível chamada de bioindicadora) à fumaça do cigarro para observar eventuais mutações genéticas causadas.

No evento realizado em Milão, Flavio apresentou seu trabalho em italiano e em inglês para o público e para avaliadores. Segundo o estudante, os avaliadores ouviram as explicações e analisaram o stand, os documentos e a apresentação, além de formularem perguntas e sugestões.

Além disso, Flavio, juntamente com a professora Sandra, participou de palestras sobre astronomia e meio ambiente (mais especificamente, sobre economia e riscos de escassez da água). Eles também fizeram um tour pelos pontos turísticos da cidade, visitando, inclusive, o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia Leonardo da Vinci, que apresentava uma exposição de todas as invenções criadas por Leonardo da Vinci.

O I Giovani e le Scienze foi a primeira feira internacional da qual Flavio participou. E ele aprovou a experiência. “Achei demais. A feira foi muito diferente das feiras de ciência do Brasil. E as pessoas também foram muito receptivas. Principalmente quando eu dizia que eu era brasileiro”, afirmou.

A professora Sandra Tonidandel, por sua vez, ressaltou o convite feito ao Colégio Dante Alighieri para participar da feira. “Foi uma honra participar de uma feira de alto nível, na qual o Flavio pôde se integrar com alunos de outros países e com a cultura italiana. Além disso, nesse projeto, consolidamos essa caminhada coincidente do nosso Colégio com a cultura italiana”, explicou.

Para ela, outro ponto de destaque foi a palestra sobre a colaboração dos italianos com russos e norte-americanos na busca pela ocupação do espaço.

“Achei muito interessante a palestra com a professora Amalia Ercoli Finzi sobre a ocupação espacial, pois, no Dante, estamos começando a trabalhar a educação espacial”, disse a professora Sandra, que também é coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia do Dante.