Alunas fazem atividades de Biotecnologia em parques

Publicado em 3 de dezembro de 2014 às 12:39

As alunas Marina Adde Anuardo e Carolina Saraiva Rector desenvolveram, ao longo de 2014, um projeto de pré-iniciação científica no Laboratório de Biotecnologia Avançada do Colégio Dante Alighieri, dentro do programa Cientista Aprendiz. E, para aprimorarem o estudo – intitulado “Aclimatação de orquídeas do gênero Catasetum” –, as estudantes realizaram atividades no Parque Ecológico do Tietê e no Parque do Ibirapuera no segundo semestre.

Acompanhadas pelos orientadores do projeto, professores Nilce de Angelo e Fernando Domenico, as estudantes da 2ª série do Ensino Médio foram ao Parque Ecológico do Tietê em setembro. No local, fizeram a escolha dos forófitos que receberão as plantas jovens de Catasetum fimbriatum (orquídeas) produzidas no Laboratório de Biotecnologia do Colégio pela técnica de clonagem por estiolamento.

Já em outubro, Carolina e Marina, juntamente com as professoras Nilce e Maria Teresa Ventura de Almeida, visitaram o Parque do Ibirapuera, onde implantaram orquídeas em espécies vegetais presentes no local. Com a colaboração de funcionários do parque, foram colocadas plantas na rua que dá acesso ao Pavilhão Japonês e na que possui uma escada para a travessia do lago.

Ainda dentro das atividades relacionadas ao projeto de pré-iniciação científica, Carolina, Marina e a professora Nilce foram conhecer o Laboratório de Organismos Geneticamente Modificados da Bayer, em 26 de novembro.

O trabalho de Marina e Carolina vem apresentando bons resultados. Tanto que obteve o credenciamento para a Mostratec (Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia e Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia) 2014 e para a MOP (Mostra Paulista de Ciências e Engenharia) 2014.