Alunas desenvolvem site para grupo de Biotecnologia

Publicado em 18 de dezembro de 2014 às 16:35

O grupo de alunos e professores que realiza pesquisas no Laboratório de Biotecnologia Avançada do Colégio Dante Alighieri ganhou, em dezembro de 2014, um site para divulgar seus trabalhos. O que chama a atenção é que a programação do site foi desenvolvida por estudantes dantianas – mais precisamente, por Heloísa Dantas Lima, Kananda de Lima Silva e Letícia Esthefânia Halluli Menneh (Gabriela Aun Giannubilo ajudou na parte inicial), integrantes do NIDe (Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento) e que se formaram no Ensino Médio este ano.

Segundo a professora Tania Cristina Pereira Luciano, em 2013, o NIDe ofereceu aulas sobre a linguagem HTML, ensinando a seus alunos como criar sites básicos. Com esse conhecimento, Heloísa, Kananda, Letícia e Gabriela resolveram, então, desenvolver uma página virtual para o projeto de clonagem de orquídeas a pedido da professora Nilce de Angelo, que coordena os trabalhos do Laboratório de Biotecnologia juntamente com os docentes Fernando Domenico e Maria Teresa Ventura de Almeida.

Em 2013, as alunas fizeram uma versão inicial do site. Já sem contar com Gabriela, em 2014, Heloísa, Kananda e Letícia passaram a ser orientadas por Miguel da Hora, estudante de Design Digital e estagiário de Robótica no Dante.

“As alunas vieram do NIDe sabendo o básico de programação. Elas programavam em HTML, mas de forma bem simples, no bloco de notas. Elas ainda não tinham muita ideia sobre elementos estéticos de um site. Então, procuramos transformar o conhecimento prévio em resultados estéticos. Elas começaram a trabalhar com outros softwares, como Dreamweaver, Photoshop. Trabalhamos uma edição de imagens relacionada à programação”, explica Miguel, que revisava semanalmente o trabalho feito pelas estudantes.

O site possui três áreas de menu: “Início”, “Projetos” e “Sobre nós”. A primeira apresenta a página inicial com notícias sobre os trabalhos desenvolvidos no Laboratório de Biotecnologia Avançada. Em “Projetos”, há PDFs com o relatório técnico sobre cada pesquisa. Por fim, em “Sobre nós”, há uma explicação a respeito do grupo que faz estudos de Biotecnologia no Dante.

A professora Tania, do NIDe, exaltou a interdisciplinaridade da iniciativa, que envolve os departamentos de Tecnologia Educacional e Ciências da Natureza e Biologia, representados, respectivamente, pelos integrantes do NIDe e do Cientista Aprendiz/Laboratório de Biotecnologia Avançada.

“É interessante ver as alunas desenvolvendo trabalhos ligados a outros projetos do Colégio. Esse projeto do site de Biotecnologia relaciona a técnica e a tecnologia com ideias de outra área”, afirmou a professora Tania.

Visão das alunas

Satisfeitas com o resultado do trabalho, Heloísa, Kananda e Letícia destacam que as ferramentas apresentadas por Miguel foram essenciais para otimizar a programação do site. “As coisas ficaram bem mais fáceis quando aprendemos a mexer com DreamWeaver, por exemplo”, diz Heloísa.

Miguel, por sua vez, elogia o desempenho das estudantes na produção do site. “As alunas tiveram uma base muito boa no NIDe e, quando se depararam com novos softwares e ferramentas, se adaptaram muito bem. Aprenderam e executaram conceitos novos de uma maneira eficaz”, afirma.

“Foi muito bom desenvolver esse trabalho. Aprendemos bastante, principalmente a nos organizar e a trabalhar em grupo, e também foi divertido”, diz Kananda, que, assim como Heloisa, atualmente presta vestibular para Direito. Letícia também se formou no Dante em 2014, mas ainda não decidiu a faculdade que cursará. “Gosto muito de design e pude ver essa área na criação do site. Mas ainda não sei se vou seguir na área de tecnologia”, afirma.

Para acessar o site do Laboratório de Biotecnologia Avançada, clique aqui.

Protagonismo estudantil e tecnologia

Recentemente, outra iniciativa envolveu protagonismo estudantil e tecnologia no Dante: os alunos Thales Giriboni e Vitor Martes Sternlicht, do NIDe, com a orientação e o auxílio do professor Daniel Arndt e do analista David Pereira, do Departamento de Tecnologia Educacional, criaram o aplicativo institucional do Colégio para os sistemas Android e iOS.