Aluna se encontra com Secretário da Educação de SP

Publicado em 22 de agosto de 2013 às 20:06

A aluna Laura Rudella Tonidandel, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri, a professora Carolina Lavini, sua orientadora no projeto de pré-iniciação científica, e a professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia e do programa Cientista Aprendiz, participaram de um encontro com o secretário da Educação de São Paulo, professor doutor Herman Voorwald, em 13 de agosto. Elas foram convidadas para a audiência pela organização da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia).

O objetivo do encontro foi apresentar ao Secretário o trabalho de pré-iniciação científica desenvolvido por Laura Tonidandel – “Modificação da capacidade tronco das células mesenquimais humanas: a relação entre a positividade da Beta-Catenina com a proliferação e especialização celular” – que foi premiado na Intel Isef (International Science and Engineering Fair), uma das maiores feiras de ciências do mundo. Além da aluna do Dante, a estudante Nayrob Pereira, da Escola Estadual Alberto Torres, também mostrou sua pesquisa ao professor Herman – as duas foram as únicas alunas do Estado de São Paulo premiadas na Intel 2013.

No encontro, as alunas apresentaram ao secretário seus diários de bordo, relatórios, pôsteres, medalhas e certificados recebidos na Febrace e na Intel ISEF, além de falarem sobre a experiência de participar dessas feiras. Na ocasião, também estiveram presentes a prof. Roseli de Deus Lopes, coordenadora da Febrace e da MOP (Mostra Paulista de Ciências e Engenharia), Emilio Loures, da Intel Brasil, o professor Pedro Ismael da Silva Junior, e as professoras Carolina Lavini Ramos e Sandra Tonidandel.

Na Intel Isef, Laura conquistou uma bolsa de estudos de US$ 48 mil oferecida pela Universidade Estadual do Arizona, renovável por até quatro anos, além de US$ 2,5 mil para que ela prossiga sua investigação científica. Já Nayrob conseguiu o primeiro lugar pela Patent and Trademark Office Society (certificado e prêmio de US$ 250) e o quarto lugar, na classificação geral da Intel, em Bioquímica (certificado e prêmio de US$ 500).

“O secretário quis saber tudo sobre o projeto, de onde veio a ideia, como foram as feiras de ciências das quais participamos e também qual faculdade pretendemos cursar. Ele ainda falou que eu e a Nayrob somos de uma geração que começou a realizar esses projetos e o inspirou a dar mais atenção à pesquisa no Ensino Médio nas escolas públicas”, afirmou Laura Tonidandel. “Achei legal ter recebido este reconhecimento por parte do Estado”, complementou a estudante, que pretende prestar vestibular para Psicologia ou Relações Públicas.

Orientadora de Laura na pesquisa premiada, a professora Carolina Ramos exaltou a valorização pelo secretário da pré-iniciação científica. “Esse encontro significa o reconhecimento do intenso trabalho do Colégio no desenvolvimento de projetos científicos. Também tivemos a chance de estar próximos das pessoas que estão discutindo a educação no país e de ver a importância que o secretário dá para esse tipo de projeto. Ele pensa em aplicar estratégias semelhantes nas escolas públicas, utilizando os alunos premiados como modelos”, afirmou.

Já a professora Sandra Tonidandel destacou o significado para o Colégio do convite feito para o encontro com o secretário Herman Voorwald. “É o Colégio Dante Alighieri apresentando sua qualidade no ensino de ciências, despontando como um lugar de excelência na educação científica, com reconhecimento internacional e nacional nessa área estratégica do conhecimento humano”, disse.