Aluna do Ensino Médio recebe prêmio da Universidade de Yale

Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 9:40
Categorias: , ,

Representando o Dante e o Brasil nos Estados Unidos, a aluna Carolina Ayub, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou o prêmio de “Outstanding Delegate” (“Delegada Notável”, em tradução livre) em uma das maiores e mais importantes simulações de comitês da ONU do mundo: o Yale Model United Nations (YMUN), cuja 50ª edição foi realizada entre os dias 18 e 21 de janeiro no campus da Universidade de Yale, em New Haven, onde estudantes de diversos países debateram, em inglês, temas complexos do mundo contemporâneo.

Além de carregar sua experiência como aluna da eletiva “Dante UN: Relações, Organismos e Organizações Internacionais” desde 2022, Carolina também se preparou por meio de uma mentoria promovida pelo Instituto Diplomun, na qual aprimorou habilidades relacionadas às simulações da ONU, como liderança, postura, oratória e argumentação. No YMUN, ela representou a Alemanha no comitê “União do Mediterrâneo”, discutindo os seguintes tópicos: “Desenvolvimento sustentável no Mediterrâneo” e “Paz, estabilidade e segurança no Mediterrâneo”.

Dantiana Carolina Ayub é premiada na Universidade de Yale

Ao final do evento, a jovem dantiana foi premiada pela comissão julgadora por demonstrar domínio dos assuntos debatidos, pela assertividade de seus discursos e pela capacidade de liderança dentro de seu comitê. “É um sentimento sem igual, porque você percebe que seu trabalho e seu esforço foram reconhecidos internacionalmente. Além disso, a conquista pode ser importante para a minha application, já que eu quero estudar fora”, celebra a aluna, que pretende se graduar em relações internacionais.

Secretária-geral do Dante UN 2024, simulação da ONU realizada anualmente pelo Colégio, Carolina Ayub ressalta a importância da eletiva homônima na sua maior conquista como aspirante a diplomata. “Foi a eletiva que abriu as portas do mundo das simulações para mim. Eu fui incentivada pela escola e pelo ambiente em que eu me encontrava. As pessoas que conheci nas aulas me ensinaram tudo o que eu sei e me ajudaram a entrar com o pé direito nessa área. Foi o que realmente me deu um norte no mundo das simulações.”

A eletiva, contudo, não foi o único fator que permitiu que a estudante tivesse um início promissor na área de relações internacionais. “A High School do Dante moldou muito a minha maneira de me expressar por escrito, de pensar e de refletir sobre assuntos internacionais. Aprendi coisas que vão além do currículo regular: tínhamos aula, por exemplo, de história dos Estados Unidos e de debates, então foi um curso que me ajudou muito.”

Aluna do Dante, Carolina Ayub conquistou premiação na Universidade de Yale

Após ser premiada no YMUN, Carolina participou em Boston do Harvard Model United Nations, simulação da ONU promovida pela Universidade de Harvard. Na ocasião, ela atuou como delegada da Turquia no Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, abordando o tema “Oportunidades de educação para refugiados”. Para além de aprimorar as habilidades da diplomacia, a dantiana pôde aproveitar o contato com estudantes de diferentes nacionalidades para enriquecer seu repertório cultural.

“A experiência de entrar em contato com norte-americanos, europeus e latino-americanos foi muito bacana, porque é um intercâmbio de culturas. Foi incrível conhecer pessoas de diversos países, os melhores debatedores do mundo, mas também foi muito legal conhecer tanta coisa nova. Como interagíamos muito fora do comitê, aprendi muitas palavras em línguas diferentes e sobre costumes novos também.”

Dantiana Carolina Ayub durante simulação da ONU nos EUA

A paixão pelo mundo da diplomacia e o desejo de compartilhar conhecimento motivou Carolina a criar, em 2023, o projeto “Look 4 MUN”, cujo objetivo é democratizar o acesso a simulações da ONU. Trata-se de uma página no Instagram abastecida com conteúdo relacionado a esses eventos. Em sua maioria, as publicações apresentam dicas sobre como se preparar para os debates diplomáticos.

Com o resultado obtido na Universidade de Yale, a jovem vislumbra maiores chances de sua iniciativa prosperar e contribuir com estudantes interessados em ingressar no campo da diplomacia e da política externa. “A premiação passou bastante credibilidade ao projeto. Muitas pessoas me parabenizaram e passaram a confiar mais em mim.”

, ,