Aluna do Dante cria ação solidária para doação de cestas básicas em São Paulo

Publicado em 28 de maio de 2020 às 17:37
Categorias:

A aluna Isabele Neves Oliveira, da 3ª série do Ensino Médio, organizou uma ação solidária no início de maio para arrecadar cestas básicas para serem distribuídas em regiões vulneráveis da zona norte e oeste da cidade de São Paulo que, em função da pandemia de Covid-19, têm passado ainda mais dificuldade.

“Eu já estava trabalhando, com a professora Nice (a Diretora-Geral Educacional do Dante, Valdenice Minatel), em um possível projeto envolvendo crianças em situação de vulnerabilidade social, mas isso foi interrompido por causa da situação com o coronavírus. E, depois que entramos em quarentena, segui inquieta para fazer alguma coisa”, conta a aluna sobre o que a impulsionou a criar o projeto, nomeado como Cesta Solidária.

A jovem desenhou a ação com metas, objetivos e um público-alvo específico para captação: sua rede pessoal de contatos, majoritariamente composta por alunos e ex-alunos do Dante. Ela divulgou a proposta diretamente para cerca de 400 pessoas, que tiveram como opção depositar o dinheiro em uma conta criada para o propósito ou comprar diretamente as cestas on-line pare serem entregues na casa de Isabele ou retiradas na própria casa de quem doou.

O projeto teve apoio da bateria da escola de samba Unidos de Vila Maria, da qual o tio de Isabele é integrante, atuando como mestre de bateria. “Eles se responsabilizaram por listar comunidades e entrar em contato com seus respectivos líderes comunitários para organizar a entrega das cestas”, afirma.

Em duas semanas, a dantiana conseguiu arrecadar um pouco mais de 300 cestas, com um total de 3 toneladas de alimentos. Além disso, também recebeu doações de 300 máscaras.

Parte da doação já foi feita ao CCA do Jardim Dracena, na zona oeste da cidade, e o restante será encaminhado para outras comunidades em regiões como Jardim Japão, Jardim Brasil e Vila Ede.