ADD é premiada por projeto realizado em parceria com o Dante

Publicado em 15 de agosto de 2012 às 18:42

A Associação Desportiva para Deficientes (ADD) conquistou a primeira edição do prêmio “Iniciativa de Ouro Rádio Estadão ESPN”, concedido pelo Grupo Estado na noite de 14 de agosto, no Museu do Futebol, em São Paulo. O projeto premiado –  “Escola de Esporte Adaptado” – é realizado pela ADD em parceria com o Colégio Dante Alighieri.

O prêmio “Iniciativa de Ouro” reconhece as entidades que promovem a inclusão social de jovens por meio de programas de incentivo à prática de esportes. Ao conquistar a honraria, a ADD ganhou o direito de ter seus projetos divulgados em cem inserções nos veículos de comunicação do Grupo Estado – jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde, Rádio Estadão ESPN, TV Estadão, Estadão.com.

“Essa divulgação será muito importante, pois quanto mais nosso trabalho é divulgado, mais apoio recebemos. Além de novos patrocinadores, conseguimos divulgar o projeto para outras famílias que possuem crianças deficientes e ainda não conhecem a iniciativa”, explicou Eliane Miada, fundadora e diretora da ADD, destacando o alto nível da avaliação. “Os avaliadores fizeram várias visitas ao projeto, entrevistaram os pais dos alunos. O prêmio foi auditado e o corpo de jurados era muito sério”, afirmou.

A segunda colocação na premiação ficou com a Fundação Gol de Letra, encabeçada pelo ex-jogador de futebol Raí, com o projeto “Jogo Aberto”. Já a Associação Hurra, com o “Projeto Rugby Cidadão”, foi a terceira colocada, enquanto o Instituto Esporte & Educação, da ex-jogadora de vôlei Ana Moser, recebeu menção honrosa pelo trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes.

Agradecimento ao Dante

Eliane Miada fez questão de ressaltar a importância do Colégio Dante Alighieri no desenvolvimento do projeto “Escola de Esporte Adaptado”. “O Dante é o nosso principal parceiro. Só conseguimos realizar o sonho de ter esse projeto graças à infraestrutura do Dante”, afirmou.

No projeto em questão, o Colégio Dante Alighieri cede suas instalações e materiais esportivos à ADD das 12 às 17 horas de sábado. Além disso, disponibiliza funcionários da segurança e da limpeza. Tudo isso para que a entidade assistencial proporcione a jovens de 6 a 18 anos com necessidades especiais atividades esportivas adaptadas como basquete, bocha, atletismo e futsal.

“Desde que passamos a utilizar o espaço do Dante, o projeto só vem crescendo. Começamos com 30 alunos e hoje são 120 jovens atendidos. Também pudemos diversificar o tipo de deficiência atendida: no início, trabalhávamos apenas com deficientes físicos. Mas, com toda infraestrutura do Dante e crescimento, passamos a receber crianças com deficiência intelectual, visual, auditiva e com síndrome de Down”, explicou Eliane Miada.

Antes e após as atividades realizadas no Dante, a ADD fornece kits de alimentação às crianças e às suas famílias. Segundo Eliane, o grande objetivo do projeto é incluir os jovens na sociedade. “Queremos trazer as crianças para um caminho de inclusão, para que elas possam concluir os estudos [a criança tem que estar estudando para poder participar do projeto] e trabalhar. E, quem sabe, no futuro, possamos até alavancar alguns talentos para as paraolimpíadas.”

Os pais interessados em inscrever os filhos nos projetos da ADD devem entrar em contato com a instituição (pelo telefone 5011-9922) e falar com Sabrina ou Ivana para fazer um pré-cadastro. Conforme surjam vagas, os jovens pré-cadastrados são chamados.

Já quem quiser ajudar a ADD – seja para doações, seja para atuar como voluntário – deve falar com Denise Mello pelo telefone 5011-6133 ou pelo email denise@add.org.br. Para mais informações, acesse o site da ADD clicando aqui: