Acorde e Dante realizam último encontro de 2012

Publicado em 25 de novembro de 2012 às 15:20

Integrantes da ONG Acorde, professores e alunos do Dante realizaram, em 22 de novembro, a última reunião dos projetos Acorde Dante em Foco e AcorDante de 2012. No encontro, todos os membros da Acorde receberam certificados de participação nas oficinas oferecidas no decorrer do ano.

Todos celebraram o sucesso dos trabalhos que o Colégio Dante Alighieri e a Acorde realizaram em 2012 e deixaram claro que as atividades terão sequência em 2013. O AcorDante consiste em uma oficina de reforço em português e inglês destinada a integrantes da Acorde de 12 a 14 anos, e na qual alunos do Dante de diversas séries podem trabalhar como voluntários. O Acorde Dante em Foco, por sua vez, corresponde à oficina de produção multimídia realizada em conjunto entre professores do Departamento de Tecnologia Educacional e os alunos da Acorde.

Durante a celebração, alunos do Dante leram o conto húngaro “Uma história de Natal”, traduzido pela professora Irene Nedavaska, e interpretaram três canções: Someone like you (Adele), Let it be (The Beatles) e I dreamed a dream (do musical Les Misérables). A coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, profª Valdenice Minatel, conduziu o restante do encontro no auditório Guglielmo Falzoni para a entrega dos certificados.

Ao final do evento, todos assistiram a um vídeo com fotos dos melhores momentos dos trabalhos realizados ao longo de 2012 e ouviram agradecimentos proferidos por orientadores das oficinas.

A professora Valdenice ressaltou a importância de o Colégio realizar trabalhos de cunho social. “É fundamental valorizar a convivência dos grupos, e esse é um papel que a escola optou por desempenhar. Felizmente, são ações que vêm se fortalecendo com a participação dos alunos, que, desde cedo, têm contato com o voluntariado, prática que pode fazer a diferença na vida de todos”, explicou.

Entre outras ações, os alunos da Acorde produziram diversas tarefas envolvendo produção textual. “Foram muitas atividades, mas demos atenção à criação de encontros que os fizessem levar boas lembranças para o resto da vida. Eles conheceram Dom Quixote, por exemplo, cuja história é magnífica”, explicou a coordenadora de Língua Portuguesa do Colégio, profª Maria Cleire.

Os alunos da Acorde também realizaram atividades envolvendo a língua inglesa, a tecnologia digital (com recursos que intermediaram os encontros), a fotografia (com o uso de tablets) e a produção de conteúdo em diversos formatos.