7º ano se diverte com atividades socioemocionais em acampamento educacional

Publicado em 30 de março de 2023 às 12:24

Cooperação, integração, comunicação, autonomia e empatia. Essas foram apenas algumas habilidades que os alunos do 7º ano desenvolveram na viagem para a unidade de São Carlos do Pinhal do NR Acampamentos, realizada entre os dias 10 e 13 de março.

Liderada pelos departamentos de Educação Física e Tecnologia Educacional e em parceria com a equipe do NR, a saída teve como objetivo estimular os aspectos socioemocionais e cognitivos, além das competências da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), como consciência crítica, pensamento criativo, autoconhecimento e colaboração.

Jogos corporais e integração

Cercados pela natureza, os dantianos foram incentivados a trabalhar em equipe com frequência. A programação da viagem contava com vários jogos cooperativos em que os alunos deveriam se dividir em grupos para alcançar os objetivos. Em um deles, intitulado “Connection”, os estudantes deveriam completar, em equipe, diversas tarefas, e a cada tarefa cumprida, eles ganhavam um copo d’água. O objetivo final era encher um grande reservatório a partir do acúmulo de copos.

“As atividades variavam e todas exigiam cooperação: havia uma em que os alunos deveriam deitar no chão e formar palavras com o corpo. Em outra eles tinham que laçar um barril e juntos transportá-lo para um determinado lugar do campo. Outro desafio envolvia a coordenação: em seis, as crianças deveriam se locomover, juntas, em um tamancão”, explica o professor Adriano Jantalia, coordenador do Departamento de Educação Física.

Os alunos também participaram da dinâmica “Grande construção”, em que, mais uma vez divididos em equipes, os dantianos deveriam fazer exercícios físicos para conseguirem uma peça de lego. A intenção era reunir um número suficiente de peças de lego para montar uma construção específica. Para isso, eles se separaram dentro de suas equipes entre aqueles que seriam os responsáveis por fazer os exercícios físicos e aqueles que edificariam a construção.

Já no período noturno, as crianças participaram de dinâmicas de caça ao tesouro com lanternas. Durante o tempo livre, os alunos ainda desfrutaram de atividades mais radicais, como caiaque, stand up e rede de escalada.

“A atividade que eu mais gostei foi a ‘’Jumanji’’. Era uma dinâmica em grupo que simulava o jogo de tabuleiro Jumanji. Por toda a extensão do acampamento, tínhamos que resolver enigmas para revelar quais desafios deveríamos superar para vencer. Outra atividade legal foi a ‘Iron Man’, em que tínhamos que passar por obstáculos, como atravessar o rio sem subir no caiaque, entrar na lama e correr”, relata o dantiano Luiz Gouveia, do 7º J.

Projeto interdisciplinar

A equipe de professores do Dante levou para a viagem diversos jogos de tabuleiro. As atividades estavam atreladas ao projeto interdisciplinar “Planeta em jogo: ações para conservar a vida na Terra”. A ideia era apresentar aos alunos a estrutura, as dinâmicas e as regras de jogos analógicos, uma vez que, no segundo semestre, eles desenvolverão, nas aulas de STEAM-S, seus próprios protótipos com o tema das emergências climáticas.

No geral, a partir das atividades em equipe e de cooperação, a saída pedagógica foi importante para ampliar o repertório socioemocional e melhorar o relacionamento intra e interpessoal dos alunos. “Foi uma experiência diferente viajar com os amigos para um lugar tão divertido como o NR. Interagimos uns com os outros o tempo inteiro, então eu fiz novas amizades e me aproximei de pessoas que já conhecia”, afirma a aluna Isabela Mantovani, do 7º J.

Alunos do 7º ano participam de atividade no acampamento NR

Dantianos do 7º realizam atividade artística em viagem a acampamento educacional