Dante Escuta
Moodle Colégio Dante Alighieri
Home / Ensino Fundamental II

6os anos e jovens da Acorde participam de oficina interdisciplinar sobre Van Gogh

Em 14 de junho de 2010

Alunos dos 6os anos do Ensino Fundamental do Dante e alunos da ONG Acorde reuniram-se no edifício Ruy Barbosa na manhã de 12 de junho, sábado, para participar da oficina “Sonhos em amarelo”, um trabalho interdisciplinar inspirado no livro homônimo do escritor Luiz Antonio Aguiar.

A obra de Aguiar é uma ficção sobre a vida do pintor holandês Vincent Van Gogh, expoente do pós-modernismo. Van Gogh conseguiu expressar sua genialidade e talento na pintura a despeito de uma série de adversidades – aí inclusa uma provável xantopsia, enfermidade que o faria enxergar o mundo em tons de amarelo e que explicaria a presença dessa cor em grande parte de seus quadros.

O trabalho envolveu os Departamentos de Arte, Inglês, Língua Portuguesa e Tecnologia Educacional, que, em conjunto, e utilizando diversos espaços do Colégio, dividiram a oficina em três momentos: pintura coletiva no pátio da Amarelinha, montagem de girassóis (flor presente em várias das obras do artista), e oficina integrada de Inglês e Língua Portuguesa, em que os alunos recriaram a capa do livro em ambos os idiomas.

“O encontro foi pleno: atendeu expectativas pedagógicas e integrou os dois grupos, produzindo um momento muito especial para o Dante”, relata a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, professora Valdenice Minatel.

“Foi uma atividade muito interessante, e houve uma grande socialização. Os alunos produziram juntos o tempo inteiro, ajudando uns aos outros, e essa era a interação que buscávamos”, afirma a professora Sandra Romanello, coordenadora de Arte.

Já a professora Marília Negrini, coordenadora do Departamento de Inglês, acredita que, além do lado social da atividade, privilegiou-se o viés pedagógico pela oportunidade de analisar um conteúdo de diferentes maneiras. “A aprendizagem se torna mais significativa para o aluno quando ele vê o mesmo tema em nuances e aspectos diferentes. Quando há um fechamento, o conteúdo apresenta mais significado para o aluno”, comenta.

A orientação de várias disciplinas auxiliou a integração de crianças e jovens de diferentes origens, dispostos a produzir em conjunto e capazes de sobrepor, por exemplo, a claridade do amarelo das telas de Van Gogh ao cinza de uma chuvosa manhã de sábado. Nesse aspecto, encontra-se a relevância da oficina, como explica a professora Maria Cleire Cordeiro, coordenadora de Língua Portuguesa.

“Temos que enxergar o outro com olhos de igualdade, não interessando o que somos ou nossa cor, credo e raça. A todos nós deve interessar que somos humanos – e conduzir o aluno por esse caminho é nosso triunfo”.

Categorias: Ensino Fundamental II
error: Conteúdo protegido!!