6º ano participa de aulas práticas no Parque Trianon

Publicado em 20 de março de 2013 às 14:36

Os estudantes do 6º ano do Colégio Dante Alighieri participaram, durante os meses de fevereiro e março, de uma aula prática de Geografia no Parque Trianon. A atividade, comandada pelos professores Rubens Odilon Oliveira Filho e Fátima Gnecco (que se revezaram nas visitas ao local, já que cada sala do 6º ano foi ao parque em diferentes oportunidades), serviu para ilustrar o estudo realizado pelos alunos a respeito de paisagens.

Logo na chegada ao local, os estudantes receberam uma rápida explicação sobre o nome oficial do Parque Trianon: Tenente Siqueira Campos, um dos principais representantes do Movimento Tenentista.

Em seguida, os alunos foram divididos em grupos para realizar as tarefas de anotar informações e tirar fotos do passeio. Em cada visita, o professor responsável falou sobre as árvores e os animais presentes no Parque, destacando que o local, originalmente, era uma parte da Mata Atlântica. Um elemento que despertou a atenção das crianças foi a serrapilheira, camada de matéria orgânica morta (folhas, galhos, restos de animais) que protege o solo.

Além da paisagem natural, os alunos também conheceram os aspectos culturais e urbanísticos (ou seja, relacionados à intervenção do homem) do parque, tais como o uso do local para lazer (corrida, yoga) e a presença de uma ponte que liga as duas partes do Trianon.

Cada aluno registrou o passeio à sua maneira. Ana Pampowski, do 6º ano F, desenhou árvores, pontes e bancos. Também estudantes do 6º F, Yanli Erh e Guilherme Ferla tiraram fotos e anotaram informações sobre o local, respectivamente. “Achei legal a serrapilheira, o tamanho das árvores e a divisão do parque”, ressaltou Guilherme.

“O objetivo dessa visita é que os alunos observem a paisagem. Com o trabalho realizado a partir do passeio, faremos uma galeria de fotos no Moodle e cada aluno preencherá uma ficha interpretativa”, explicou a professora Fátima Gnecco.