6º ano participa de aula de orientação geográfica

Publicado em 16 de maio de 2013 às 13:13

As turmas do 6º ano do Colégio Dante Alighieri participaram, no mês de maio, de uma aula prática de orientação geográfica. A atividade, comandada pela professora Fátima Maria Gnecco no pátio do edifício Ruy Barbosa, complementou e ilustrou o conteúdo apresentado sobre o tema em classe.

“Em sala de aula, já havíamos trabalhado o conteúdo na lousa digital e por meio de desenhos. A atividade aqui na Amarelinha serviu para treinar a orientação geográfica em cima da rosa dos ventos, para colocar o aprendizado em prática. Isso ajuda os alunos a fixar o conteúdo”, explicou a professora Fátima.

Na atividade no pátio do Ruy Barbosa, os alunos receberam bússolas, com as quais identificaram primeiramente o “norte”. Em seguida, participaram de um jogo em que havia um tapete que continha os pontos cardeais (a rosa dos ventos). Estes, entretanto, estavam tampados. Assim, os alunos tinham que se postar corretamente no mapa de acordo com a posição determinada pela professora, que lhes descrevia os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais a serem encontrados.

Conforme erravam a posição no mapa, os alunos deixavam a brincadeira. Os estudantes que ficaram até a rodada final foram declarados vencedores.

Luiz Felipe Malta, do 6º ano D, afirmou que a atividade realmente favorece a assimilação do conteúdo. “Andar em direção aos pontos cardeais ajuda a guardá-los”, disse.