5º ano visita a Pinacoteca do Estado de SP

Publicado em 25 de novembro de 2014 às 15:37

As turmas do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri puderam visitar a Pinacoteca do Estado de São Paulo na primeira semana de novembro. Os estudantes foram acompanhados de monitores da ATM Turismo, que lhes explicaram o significado de diversas obras artísticas.

Logo ao chegar à Pinacoteca, os alunos se depararam com o Octódromo, espaço que abriga exposições de artistas contemporâneos convidados a apresentar seus trabalhos temporariamente no local.

As crianças também foram informadas pelos monitores de que o prédio que hoje abriga a Pinacoteca foi projetado originalmente pelo famoso arquiteto Ramos de Azevedo para sediar o Liceu de Artes e Ofícios. Anos mais tarde, o também renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha foi responsável por planejar uma reforma do local.

Em uma das salas que visitaram, os alunos viram obras que retratam o estado de São Paulo – tanto sua parte rural quanto urbana. Trabalhos de Almeida Júnior, Cândido Portinari e Victor Brecheret mereceram maiores explicações por parte dos monitores. Um aluno chamou a atenção para um quadro de Lasar Segall (“Emigrantes III”), reconhecendo o estilo do artista – o garoto havia visitado o museu Lasar Segall em 2013 em uma excursão da Escola.

Os dantianos também visitaram a sala dos artistas viajantes, tomando contato com pinturas que ilustram o Rio de Janeiro no século XIX (como “Vista do Rio de Janeiro tomada da praia de Boa Viagem”, de Friedrich Hagedorn; “Praia de Botafogo”, de Eduardo de Martino, e “Vista do Pão de Açúcar tomada da estrada do Silvestre”, de Charles Landseer).

Em seguida, os monitores falaram aos alunos sobre os gêneros artísticos que eram ensinados nas academias de Belas Artes antigamente: retrato, paisagem, natureza-morta e pintura histórica. Cada um desses gêneros é retratado na Pinacoteca.

Assim, como exemplos de retratos, os alunos viram o quadro “Dama” (1906), de Georgina de Albuquerque, e “Autorretrato”, de Marcelo Nitsche, feito em 1976 com papel, grafite e luzes que piscam, ilustrando uma obra contemporânea desse gênero.

Seguindo a mesma dinâmica (de apresentar uma obra tradicional e uma contemporânea do gênero), os monitores ilustraram o gênero “paisagem” com os quadros “Praia do Itararé”, do primeiro quarto do século XX e de autoria de Benedito Calixto, e “Cartaz-poema”, produzido por Willys de Castro em 1959 retratando uma paisagem feita só com palavras.

No gênero “natureza-morta”, a obra tradicional apresentada foi “Uvas e pêssegos”, de Pedro Alexandrino, enquanto os monitores classificaram “Natureza-morta”, de Arcangelo Ianelli, como contemporânea por fazer uma brincadeira visual com ângulos e figuras geométricas.

Por fim, os alunos tomaram contato com o quadro “Proclamação da República” – pintado por Benedito Calixto em 1893 – como exemplo de pintura histórica.