4os anos fazem estudo do meio na Toca da Raposa

Publicado em 6 de junho de 2010 às 13:19

Em uma excursão divertida, os alunos dos 4os anos do Ensino Fundamental aprenderam mais coisas sobre o meio ambiente: eles conheceram a Toca da Raposa, um sítio em Juquitiba, a 58 km da capital, na última semana de maio.

O passeio teve como objetivo dar continuidade ao conteúdo visto em sala de aula. “Eles tiveram contato com animais vivos, manipularam materiais biológicos como bicos e patas, e puderam perceber as características que tornaram os animais aptos ou não a um determinado tipo de vida”, explica a professora Vânia Barone, coordenadora pedagógica do 2° ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Um biólogo monitorou parte da visita, explicando a adaptação dos animais ao ambiente em que vivem e expondo, para discussão com os alunos, os problemas ambientais que levam algumas espécies à extinção.

No mesmo passeio, as turmas puderam conhecer mais de perto a vida rural, visitando a cozinha do sítio e descobrindo como é feita a comida e a sua distribuição aos animais, levando em conta os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.