Cultura indígena é trabalhada na Toca da Raposa

Publicado em 16 de abril de 2013 às 18:02

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri visitaram, durante a segunda semana de abril, o sítio Toca da Raposa, localizado em Juquitiba, a 74 km de São Paulo. No espaço de preservação e educação ambiental, os estudantes realizaram diversas atividades e conheceram um pouco melhor a cultura dos índios Kuikuros.

Durante alguns períodos do ano, o sítio Toca da Raposa realiza oficinas ecológicas com os índios da tribo Kuikuro, que se instalam temporariamente no local. Assim, os alunos do Dante assistiram a apresentações de danças, lutas e rituais festivos dos indígenas.

Além disso, as crianças, acompanhados por monitores de uma empresa de turismo pedagógico contratada pelo Colégio, visitaram um museu com objetos dos Kuikuros, bem como conheceram técnicas de pintura corporal e receberam informações sobre a alimentação dos indígenas.

Segundo a professora Symone Oliveira, coordenadora pedagógica do 2º ao 5º ano, nas aulas de Geografia e de História, os alunos do 3º ano trabalharam recentemente com o tema diferenças culturais. Dessa forma, a ida à Toca da Raposa serviu para ilustrar o conteúdo estudado.

“Os alunos puderam ver de perto e de uma forma lúdica esta questão das diferenças culturais”, explicou a professora Symone Oliveira.