3º ano conhece produção de alimentos na Di Cunto

Publicado em 22 de outubro de 2012 às 19:54

Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri visitaram, durante as três primeiras semanas de outubro, o grupo alimentício Di Cunto.  De acordo com a coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Vânia Barone, o objetivo da atividade foi complementar os conteúdos desenvolvidos em sala de aula, tais como pirâmide alimentar, transformação da matéria-prima, indústria e comércio.

Ao chegar à sede da empresa, no bairro da Mooca, a comitiva dantiana foi recebida pelos bem-humorados monitores Germano e Nanda, que passaram algumas informações aos alunos, como o fato de todos os produtos da Di Cunto serem feitos artesanalmente. Os instrutores também demonstraram a importância do cuidado com higiene e segurança na produção da empresa.

Em seguida, as crianças conheceram, por meio de um teatro de bonecos, a história da empresa e a do “nonno” Donato Di Cunto, fundador da padaria que deu origem ao grupo, que, atualmente, além de padaria e confeitaria, possui restaurante e serviços de buffet.

Os monitores também falaram sobre a origem dos alimentos (assunto já estudado pelos alunos do Dante nas aulas de Ciências) e a respeito da pirâmide alimentar (na qual se classificam as comidas em mais e menos saudáveis). Para fixar o aprendizado, os monitores realizaram um jogo em que um menino e uma menina tentavam montar corretamente uma refeição equilibrada e saudável.

A monitora Nanda, porém, brincou que, na Di Cunto, os alunos do Dante fariam uma refeição daquelas que entram no “consumir esporadicamente”. Isso porque os estudantes puderam degustar pizzas, coxinhas e bolos.

Mão na massa

Providos de toucas na cabeça, os alunos foram visitar a fábrica de alimentos da Di Cunto. A primeira parada foi para aprender a produzir petit fours. Assim, os dantianos se divertiram ao colocar as forminhas na massa para modelar o biscoito.

Com a orientação dos monitores, os alunos ainda passaram pelos setores de bolos e doces e de receitas, além de conhecerem o forno, a cozinha, o local em que se lavam as louças, o pastifício (produção de massas) e o estoque.

“Este passeio é importante porque os alunos conhecem a transformação do alimento. Trabalhamos alimentos em Ciências, dando ênfase à boa alimentação e ao conceito de pirâmide alimentar”, explicou a professora Marli Cremasco de Azevedo, professora do 3º ano do Ensino Fundamental.