3º ano conhece cultura indígena na Toca da Raposa

Publicado em 8 de maio de 2014 às 14:10

A fim de conhecerem as diferenças existentes entre as diversas culturas, alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri, divididos em turmas, visitaram a aldeia Toca da Raposa, em Juquitiba-SP, nos dias 23, 28 e 29 de abril.

“No 3º ano, os alunos estudam os primeiros habitantes do Brasil, os indígenas, e aprendem as diferenças entre as culturas”, explicou a professora Symone Oliveira, coordenadora do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Durante o mês de abril, a Toca da Raposa recebe indígenas da tribo Kuikúro (“peixinho bicudo”), a quem os alunos do Dante conhecem durante a excursão. Além disso, os estudantes assistem a apresentações de dança e de luta indígena.

Na ocasião, em complemento à visita, os dantianos foram a cenários que reproduzem a habitação, a alimentação e os costumes dos indígenas. Por fim, participaram de atividades recreativas.

O passeio à Toca da Raposa é opcional, mas, segundo a professora Symone, os alunos que não foram à excursão não ficaram prejudicados. “Essa visita faz parte de um projeto. Trabalhamos o conteúdo em sala de aula e fazemos uma preparação para a visita. Após a excursão, os alunos falam sobre o que viram e aprenderam. Dessa forma, mesmo as crianças que não participam do passeio aprendem o conteúdo”, explicou.