2ª série do EM realiza estudo no Parque Trianon

Publicado em 5 de novembro de 2014 às 16:55

Os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Dante Alighieri foram ao Parque Trianon, no fim de outubro, para realizar um trabalho de Biologia. Coordenada pelo professor Fernando Campos de Domenico, do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, a iniciativa se relacionou com conteúdos que serão estudados pelos alunos na 3ª série do Ensino Médio.

Entretanto, na atividade, os dantianos também tiveram que aplicar o conhecimento adquirido ao longo de 2014 com relação aos diferentes grupos de seres vivos, bem como observar a interação dos organismos com seu ambiente de origem.

“O foco principal da atividade foi a Ecologia e a relação dos organismos entre si e com o meio que os cercam. No entanto, para compreenderem quem são e como interagem esses organismos, os alunos precisaram utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo deste ano”, explicou o professor.

Como objetivo secundário, os professores do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia procuraram estimular a criação de um vínculo entre os alunos e o Parque Trianon, de modo que os estudantes passassem a perceber o local como um ambiente rico e diverso.

Procedimento

No Parque Trianon, as turmas de alunos dividiram-se em grupos para coletar dados, que, posteriormente, foram colocados em uma planilha e analisados. Utilizando o aparelho Ecolog X, os estudantes anotaram as seguintes informações: temperatura do ar, som, luminosidade e umidade relativa do ambiente.

Em seguida, cada grupo demarcou uma área de terra no bosque do Parque e explorou sua biodiversidade. Essa etapa consistiu nos seguintes atos: fotografar a área; verificar a altura da serapilheira; recolher a terra, colocá-la em uma bandeja e tirar uma foto. Por fim, os estudantes tiveram que medir a distância entre o espaço que haviam delimitado e a borda da área do bosque (em m2).

A partir desses dados, os alunos fizeram relatórios abordando a riqueza das espécies, o número de organismos e os principais fatores abióticos (temperatura, luminosidade e som, por exemplo) constatados em suas investigações no Parque. Em sala de aula, juntamente com os professores, os estudantes discutiram e analisaram esses relatórios para compararem as diferentes áreas do Trianon.

Aluna da 2ª série G, Olívia Garzeri elogiou a iniciativa de se realizar uma atividade no Parque Trianon. “Acho legal poder sair um pouco da sala de aula e conhecer na prática o que está sendo estudado, ver no ambiente”, afirmou a estudante, que pretende cursar Medicina.

O professor Fernando Campos de Domenico também ficou satisfeito com o resultado do trabalho. “Acho que a atividade foi muito válida e proveitosa no sentido de proporcionar o contato dos alunos com um ambiente mais rico, em termos de diversidade, e de estimulá-los a desenvolver novas habilidades e utilizar seus conhecimentos”, afirmou.