1º ano do Fundamental visita Museu de Arte Moderna

Publicado em 12 de maio de 2014 às 12:53

As turmas do 1º ano do Ensino Fundamental do Colégio Dante Alighieri visitaram o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) durante o mês de abril. A atividade complementou os estudos teóricos dos alunos sobre museus, incluindo, até mesmo, a apresentação ao vivo de obras que já haviam visto nos livros.

Para além desse interesse, a visita faz parte de um projeto desenvolvido pelo Departamento de Arte, cujo objetivo é apresentar um museu a cada série do Ensino Fundamental I. “A proposta é que o aluno deixe o Ensino Fundamental I conhecendo cinco museus. Assim, o 1º ano vai ao MAM; o 2º ano visita o MAC (Museu de Arte Contemporânea da USP); o 3º ano conhece o MASP (Museu de Arte de São Paulo), enquanto o 4º ano vai o Museu Afro Brasil e o 5º ano, à Pinacoteca do Estado”, explicou a professora Maria Beatriz Perotti, coordenadora do Departamento de Arte.

Na visita ao MAM, logo após a chegada ao Parque do Ibirapuera – onde fica o museu –, os alunos se dirigiram à marquise. Lá, o monitor, artista plástico e educador Leonardo Polo, da agência ATM, explicou aos dantianos que foi o arquiteto Oscar Niemeyer o responsável pelo projeto arquitetônico do local.

Ele também contou aos alunos que um dos objetivos da marquise é proteger os frequentadores do parque em dias de chuva ou de muito sol. Em seguida, os dantianos foram levados para conhecer o Jardim das Esculturas, projetado por Burle Marx. Os estudantes tomaram contato, assim, com obras como “Miragem I, II e III” e “Árvore”, ambas de Cleber Machado, “Pedra torcida”, de Hisao Ohara, “Cantoneiras”, de Franz Weissmann, “Craca”, de Nuno Ramos, e “Sectiones mundi”, de Denise Milan e Ary Perez. Cabe destacar que as crianças receberam explicações sobre cada uma das peças vistas.

Feita uma pausa para o lanche, os alunos seguiram para a parte interna do MAM a fim de acompanhar a exposição da coleção da família Fadel. Retratos feitos por Anita Malfatti e Ismael Nery, além de obras de Vicente do Rego Monteiro, Tarsila do Amaral e Belmiro de Almeida, foram apreciados pelos dantianos.

O Neoconcretismo, representado por expoentes como Lygia Clark e Hélio Oiticica, mereceu especial atenção, uma vez que os alunos do 1º ano estudam figuras geométricas.

“No 1º ano do Dante, os estudantes trabalham com muitas referências de museus. Então, essa visita corrobora o que eles viram nas aulas, pois, quando chegam ao museu, é normal reconhecerem as obras estudadas. Desta mostra, por exemplo, eles conhecem a obra “Lá e cá” (Metaesquema I), de Hélio Oiticica, porque todas as salas do 1º ano fizeram um trabalho de arte geométrica a respeito desse artista. A arte contemporânea está bem presente nos estudos deles”, explicou Rafaela Pedrassa, professora de Arte do Dante que acompanhou uma das visitas ao MAM.

Novamente do lado de fora do museu, os dantianos receberam explicações sobre o painel grafitado pela dupla de irmãos conhecida como “Osgemeos” em uma das paredes do MAM – essa obra também está no livro estudado pelos alunos do 1º ano.

As crianças ainda conheceram um pouco da história de uma das obras que mais chamam atenção no MAM: a “Aranha”, de bronze, feita pela artista plástica francesa Louise Bourgeois. Em sua explicação, o monitor destacou a harmonia e o equilíbrio da peça.

Por fim, para colocar em prática o conteúdo aprendido na exposição, exercitando o talento artístico, os dantianos participaram de uma oficina. Na ocasião, inspirados, por exemplo, por obras como “Cantoneiras”, de Franz Weissmann, criaram uma escultura de papel.