Dante Digital: um dia cheio de atividades tecnológicas

Publicado em 31 de outubro de 2014 às 17:04
Categorias: ,

O Colégio Dante Alighieri, por meio do Departamento de Tecnologia Educacional, realizou o Dante Digital 2014 em 18 de outubro. A mostra de tecnologia buscou apresentar às famílias de dantianos e ao público em geral as principais atividades relacionadas ao tema desenvolvidas pelos alunos da Escola. A edição deste ano valorizou em especial a integração de saberes.

“A proposta inicial foi integrar os saberes. Essa ideia começou no fórum ‘Inovação na educação: integrando saberes’, realizado em 7 de outubro, e se concretizou no Dante Digital”, explicou Valdenice Minatel, coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional. Ainda de acordo com a professora, com essa ideia, projetou-se um modelo híbrido de participação.

“A ideia do Dante Digital é que os pais ensinem os filhos, os filhos ensinem os pais, e os alunos possam compartilhar com o público o que têm desenvolvido nas diferentes iniciativas de tecnologia da Escola – como o Dante Mobile, a Robótica, o Dante em Foco, o NIDe (Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento) e o Comitê Gestor Discente –, culminando na ODR (Olimpíada Dantiana de Robótica – ver a seguir), que serviu como preparação para a etapa regional da FLL”, afirmou a professora.

Stands e atividades

O público que compareceu ao Dante Digital teve a opção de acompanhar diversas atrações, como o espaço da cooperativa de reciclagem de resíduos eletroeletrônicos Coopermiti. Além de recolher o “lixo eletrônico” que as pessoas poderiam trazer para reciclagem, o stand expôs diversos objetos antigos, como um videogame Atari e câmeras fotográficas.

Houve também demonstrações de impressão 3D (em parceria com a Faculdade de Informática e Administração Paulista (FIAP)), robótica, kinect, oficinas de paper craft (técnica que consiste na montagem de objetos tridimensionais a partir de papel) e de Pivot (software que faz animações sem necessidade de programação) e venda de peças artesanais da ONG Acorde. O NIDe, por sua vez, ofereceu aos visitantes experiências com Scratch Jr (dispositivo que programa jogos e é voltado para crianças a partir de 4 anos) e Minecraft (na mostra, o desafio dos participantes do jogo era construir a “Cidade do Futuro”), apresentando também o projeto dos alunos chamado “Casa Inteligente do NIDe”, em que, utilizando a plataforma Arduino, se faz, por exemplo, o controle automático das luzes de uma casa.

Merece destaque ainda o stand da Kidu, uma plataforma que desenvolve conteúdos para escolas. No local, os visitantes eram desafiados a desenhar digitalmente no Ipad uma caneca que, em seguida, seria materializada em uma impressora 3D. Posteriormente, os participantes do desafio teriam que realizar uma boa ação.

Já no espaço “Química na Arte”, projeto realizado durante todo o ano no Colégio, os visitantes, utilizando uma caneta permanente, desenhavam em uma placa de cobre que, na sequência, passava por um banho em uma solução oxidante. Após o procedimento, as gravuras eram entregues aos seus autores.

O espaço Dante Mobile, por sua vez, aglomerou diversas atividades, como a demonstração do óculos Google Glass. No local, os dantianos explicavam aos visitantes sobre o aplicativo Aurasma, a lousa e a mesa digital e o App Educreations, que permite que os alunos façam videoaulas e as enviem ao professor.

Atrações especiais

Além das atividades realizadas nos stands, o Dante Digital contou com algumas atrações especiais. As turmas do curso livre de Muay Thai do Colégio se apresentaram logo no começo do evento. Já nas quadras externas foi realizada a disputa do 7º Rocket Dante. Organizada pelo Departamento de Física, trata-se de uma competição de lançamento de foguetes construídos com um compartimento para água, preparado para conter a pressão necessária para a subida, e um paraquedas, no alto, que deve abrir antes do retorno ao solo. A equipe Phineas e Ferb sagrou-se campeã.

No palco principal, um dos destaques foi a apresentação do robô Nao, da empresa Somai. O robô, que já até participou da novela “Morde e Assopra”, da TV Globo, é totalmente programável e costuma ser usado na área de pesquisa e educação. No Dante Digital, ele divertiu o público realizando performances de dança e interagindo com os presentes.

Maurício Nishimori, pai de Naomi, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, compareceu ao Dante Digital pela primeira vez e ficou impressionado com as inovações tecnológicas. “Estou surpreso com as novidades, com a quantidade de informações, com o quanto de coisas novas e tecnológicas que existem e nós não temos nem noção”, afirmou.

Lançamento do aplicativo do Dante

O palco principal também sediou o lançamento do aplicativo institucional do Dante, que, em sua versão inicial, apresenta notícias e projetos do Colégio. O diferencial do app é que ele foi desenvolvido pelos alunos dantianos Vitor Martes Sternlicht e Thales César Giriboni de Mello com o auxílio do professor Daniel Arndt Alves e do analista David Pereira. “Nós procuramos sempre incentivar o protagonismo dos alunos. Seria muito mais fácil comprarmos o aplicativo, mas decidimos que os alunos o desenvolveriam”, explicou a professora Valdenice Minatel.

Premiação da OBA e da FLL

Em seguida, no palco principal, foram realizadas importantes premiações. Na primeira delas, os departamentos de Ciências da Natureza e Biologia e de Tecnologia Educacional celebraram os dantianos que conquistaram medalhas na XVII Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).

Neste ano, 54 alunos da Robótica, do GEETec e do NIDe – englobando estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio do Dante – participaram da Olimpíada, organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceira com a Agência Espacial Brasileira (AEB). A atividade integrou o programa de Educação Espacial do Colégio, sendo que a prova foi aplicada em 16 de maio.

Já no Dante Digital, na presença do diretor-financeiro João Ranieri, da diretora-geral pedagógica, professora Silvana Leporace, das professoras Valdenice Minatel, Sandra Tonidandel e Tânia Luciano – além do professor Eraldo Rizzo de Oliveira –, foram premiados com a medalha de bronze os alunos Guilherme Chen Marques (2º ano do Ensino Fundamental), Leonardo dos Reis Adorno Becker Grandini (7º ano do Fundamental) e Samir Vargas da Fonseca Atum (2ª série do Ensino Médio).

Receberam a prata Alessandro Girardi Filho (7º ano do Fundamental), Breno Rudella Tonidandel (7º ano do Ensino Fundamental), Flavio Augusto B. Brandão (9º ano do Fundamental), Hugo Fares Menhem (3º ano do Fundamental), João Pedro Cipolla Petri (8º ano do Fundamental), Leonardo Garcia Bornal (9º Ano do Fundamental), Marcelo Soares Campos (1ª série do Ensino Médio), Pedro Paulo Greco Montagna (3º Ano do Fundamental) e Victor Ramos de Oliveira (2ª série do Ensino Médio). Já Lucas Song, do 9º ano do Ensino Fundamental, pôde colocar a medalha de ouro no peito.

Também receberam suas medalhas os integrantes da equipe do GEETec (Grupo de Estudos Experimentais em Tecnologia) do Dante que conquistou a medalha de ouro na categoria apresentação de pesquisa na etapa internacional da First Lego League (FLL) .

Integram essa equipe do GEETec os seguintes nomes: Vinícius Abe de Godoy (8º ano do Ensino Fundamental), Luca Basílio (1ª série do Ensino Médio) e os estudantes da 2ª série do Ensino Médio Adriano Augusto Antongiovanni, Ana Carolina Paixão de Queiroz, Gabriel Flegner Leite, Paulo Abrusio Carneiro da Cunha, Vinícius Uemoto e Vitor Martes Sternlicht. Os professores Danilo Yoneshige e Tânia Luciano, que também receberam suas medalhas, são os técnicos do time dantiano.

Realizou-se, ainda, a premiação dos vencedores do 7º Rocket Dante. Além da campeã Phineas e Ferb, subiram ao pódio as equipes De volta para o futuro (2ª colocada) e Balão Mágico (3º lugar).

Olimpíada Dantiana de Robótica

Encerrando o Dante Digital 2014, no período da tarde, foi realizada a Olimpíada Dantiana de Robótica. Esse torneio serviu como um dos parâmetros para a formação das equipes oficiais que representarão o Colégio na etapa regional da FLL, agendada para os dias 13, 14 e 15 de dezembro, no Colégio Eduardo Gomes, em São Caetano do Sul.

Os alunos que cursam a oficina de Robótica e o GEETec puderam participar. Eles foram divididos em equipes e por níveis.

No nível I, voltado para o 2º e para o 3º ano do Ensino Fundamental, as equipes tiveram a missão de criar um espaço do Colégio, gerando alguma inovação no ambiente. Além da montagem, cada time também apresentou seu projeto para três juízas – Pamella Zuccari, Sandra Cintra e Regina Marques, professoras do Colégio. Os alunos receberam prêmios de melhor montagem, apresentação de pesquisa e trabalho em equipe, conforme seu desempenho.

Já no nível II (4º e 5º ano do Fundamental), os dantianos produziram vídeos em três aulas que antecederam a Olimpíada, utilizando a técnica de stop motion. O objetivo foi incentivar a competição amigável e o desenvolvimento de habilidades de produção de animação. O resultado foi apresentado na ODR, quando os vídeos passaram por uma avaliação para serem premiados nas seguintes categorias: melhor fotografia, edição, cenário, story board, filme e trabalho em equipe.

Por fim, no nível Pré-Torneio, os alunos foram divididos em equipes para apresentação de pesquisa inspirada no tema da First Lego League: World Class (Sala de Aula do Futuro) – esse trabalho foi elaborado nas duas aulas que antecederam o evento. Além do projeto de pesquisa, eles construíram um robô autônomo para solucionar três desafios que compõem as missões oficiais da mesa desta nova temporada World Class. As honrarias desse nível foram para os dois primeiros colocados do desafio do robô na mesa de missões, além dos prêmios de pesquisa: melhor apresentação, melhor processo de pesquisa e destaque em inovação.

Ao final desse dia cheio de atividades, a professora Valdenice Minatel comemorou o resultado do evento. “O Dante Digital é uma atividade importante para o Colégio. Com ela, tentamos cobrir de ponta a ponta o trabalho de tecnologia realizado no Dante, bem como mostrar que a Escola está de olho nas inovações tecnológicas que estão surgindo”, afirmou.

no images were found

,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!