XXI Semana da Língua Italiana no Mundo homenageia Dante Alighieri

Publicado em 20 de outubro de 2021 às 16:11
Categorias: , ,

Entre os dias 18 e 23 de outubro acontece a XXI edição da Semana da Língua Italiana no Mundo, um tradicional evento promovido anualmente pelo Ministério das Relações Exteriores italiano em torno de um tema que serve como fio condutor para a organização de um amplo programa cultural com o propósito de difundir a língua italiana mundo afora.

Este ano, como não poderia ser diferente, o protagonista da Semana é Dante Alighieri, por conta do sétimo centenário de sua morte. Assim, o Consulado da Itália em São Paulo e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo promoveram uma série de eventos para celebrar o poeta e a língua italiana, que foram organizados no portal “O amor que move o mundo”.

A plataforma reúne matérias originais, como os vídeos das leituras de Paraíso, com tradução de Haroldo de Campo, sob curadoria do ator e diretor Alvise Camozzi; peças de teatro; palestras; textos sobre Dante; dentre outros projetos externos, que envolvem inclusive o Colégio Dante Alighieri.

“O Dante participa da Semana de Língua Italiana há muitos anos e é sempre evento muito importante para a escola e os alunos do bicurricular, porém este ano foi ainda mais especial pelo tema dos 700 anos da morte do nosso patrono. As crianças se esforçaram muito para concretizar todos os projetos o que nos deixa muito orgulhosos”, comenta a professora Angela Angoretto, coordenadora do Programa Bicurricular Italiano ECCE.

A programação ainda conta com um concurso cultural inspirado nas palavras de Dante com a colaboração da Agência Nacional Italiana de Turismo (ANIT). O intuito é que os participantes enviem vídeos narrando um episódio de amor emblemático para as suas vidas. Ao final, será realizado um documentário com o material, que será publicado no portal.

ECCE na Semana da Língua Italiana

O curso bicurricular de italiano do Dante participa da Semana da Língua Italiana com alguns projetos de seus alunos do ECCE Uno e Due que foram realizados em ocasião do sétimo centenário de morte do poeta e patrono do Colégio.

Tercetos de “A Divina Comédia”

O primeiro deles, a convite do Consulado Geral da Itália, é um vídeo em que os alunos do ECCE Due e da escola Eugenio Montale declamam tercetos de “A Divina Comédia”. O vídeo será divulgado ao longo da Semana pela RAI Itália e pelas redes sociais do Consulado e do Instituto.

“A musicalidade de um único terceto dantesco torna-se patrimônio imaterial, guardado na memória de cada um. A voz gravada enfatiza a individualidade de cada interpretação, reforçando tanto o conceito de identidade quanto o valor das palavras. O produto final do vídeo nos leva a refletir sobre o permanente poder de um terceto dantesco no aqui e agora.” – Consulado Geral da Itália.

No ECCE, o projeto foi desenvolvido ao longo do primeiro semestre em parceria com os departamentos de Arte e Inglês. Os alunos do 6º, 7º e 8º ano tiveram que memorizar os tercetos na língua original de Dante e depois interpretá-los e contextualizá-los em inglês e italiano.

Música como ferramenta de aprendizagem

Os alunos do ECCE Uno ilustraram o texto da canção “Una Commedia Divina”, do 58º Festival Zecchino d’Oro, além de memorizá-la e cantá-la. A música fala do amor de Dante por Beatriz e cita algumas partes do livro “A Divina Comédia”, e o trabalho buscou o aprofundamento das habilidades linguísticas de compreensão e produção oral e escrita em italiano.

O Inferno de Dante em Minecraft

Nas aulas de italiano e de história da tecnologia do ECCE Due, os alunos produziram um mapa 3D colaborativo, utilizando o videogame Minecraft, que conta a viagem de Dante dentro do Inferno.

Para isso, eles estudaram o texto literário e compreenderam o contexto de cada um dos nove círculos do Inferno representados no livro de Dante. A turma foi dividida em grupos, e cada um recebeu dois ou três círculos, a partir dos quais foi criado o percurso de Dante no Inferno em forma de jogo.

O Minecraft é um jogo que oferece amplo espaço à criatividade e à imaginação dos estudantes. As professoras Tânia Cristina Luciano e Francesca Mistro utilizaram a Minecraft Education Edition para explorar e criar um cenário digital.

, ,