XII Olimpíada Interna do Colégio Dante Alighieri tem início nas quadras externas da Escola

Publicado em 16 de maio de 2011 às 19:04

As quadras externas do Colégio Dante Alighieri receberam, na noite de 14 de maio, sábado, a cerimônia de abertura da XII Olimpíada Interna, a Olimpíada do Centenário. Grandiosa, a festa trouxe público suficiente para lotar as arquibancadas regulares e os assentos montados em torno do espaço reservado à solenidade.

A cerimônia, comandada pelo professor Luis Patrício Sancho, assistente da diretoria para o edifício Galileo Galilei e treinador das equipes de voleibol do Colégio, teve início com uma compilação de imagens de acervo que relembrava as onze edições anteriores das Olimpíadas dantianas, levando um pouco da tradição esportiva da Escola aos alunos e espectadores do evento. Com a presença do campeão brasileiro de voleibol Gilberto Amaury Godói Filho, o Giba, e da ginasta Daiane dos Santos, única ginasta a conquistar o ouro em uma etapa do Mundial de Ginástica Artística. Juntos, os atletas circularam entre os alunos, acenderam a pira olímpica e mostraram muito contentamento em participarem de uma história secular.

“A presença desses grandes nomes leva aos alunos um engrandecimento esportivo fantástico. O encontro entre eles e os alunos é rico até mesmo para evidenciar, por meio das diferenças físicas entre os dois atletas, que a excelência no esporte é de todos aqueles buscam a superação”, opinou o professor Carlos Nicolás, coordenador do Departamento de Educação Física e um dos idealizadores da solenidade.

Além de Giba e Daiane dos Santos, outro grande nome do esporte nacional também marcou presença no evento, de maneira muito especial. Em uma transmissão exibida nos telões especialmente montados para a cerimônia, o ex-aluno Marcelinho Huertas, capitão da seleção brasileira de basquetebol e ala do Caja Laboral, da Espanha, comandou o juramento dos atletas direto da sede da equipe espanhola, localizada na cidade de Vitoria-Gastteiz.

Cada participante, dos 6os anos do Ensino Fundamental às 3as séries do Ensino Médio, entrará em quadra entre maio e setembro buscando o título no basquetebol, no futsal, no handebol e no voleibol.

Para tornar o clima ainda mais festivo, a dupla Cristiano e Fabiano saiu de Belo Horizonte para levar ao palco grandes sucessos atuais e clássicos da música sertaneja nacional, mesclando seu trabalho ao de ícones populares como Chitãozinho e Xororó e Zezé de Camargo e Luciano.

“Achei o evento muito legal e diferente. Vi amigas que não estão mais no Dante, além de professores e técnicos e me senti muito bem durante a apresentação, emocionada e arrepiada”, comenta a terceiranista Giulia Loschiavo. “Por ser um evento especial pro Dante, também me senti especial por estar participando dele”, complementa a aluna.

Segundo o professor Carlos Nicolás, a realização de uma festa desse porte também nasce da superação. “Conseguimos realizar um evento majestoso porque, devido ao trabalho de diversos departamentos, sempre apoiados pelas diretorias executiva e pedagógica, que não mediram esforços para produzir algo que a Escola, como um todo, pudesse viver intensamente”, finalizou o professor.