Visita olímpica: Flávio Canto elogia Dante e ressalta importância do esporte na educação

Publicado em 16 de maio de 2022 às 9:50
Categorias:

No dia 11 de maio, o Dante recebeu a visita de um dos grandes nomes do esporte brasileiro. O ex-judoca Flávio Canto, medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, conheceu a estrutura do Colégio e se reuniu por mais de uma hora com o professor Adriano Jantalia, coordenador do Departamento de Educação Física.

“É uma honra muito grande estar em uma escola que valoriza e que tem tanta tradição no esporte”, afirmou Flávio, atualmente no comando do projeto Cicclo, que visa fortalecer a relação do esporte com a educação.

Flávio Canto visita o Dante
Flávio Canto conhece o ginásio poliesportivo do Dante

Entre os temas debatidos, esteve em pauta a importância da abordagem socioemocional no esporte para a formação dos alunos. “O maior ativo que a criança pode ter quando sai da escola é a fortaleza socioemocional que se constrói, que está ligada à resiliência e à forma de lidar com uma derrota. E o esporte ensina a lidar com as perdas que ocorrem nos jogos, então se cria uma estrutura mais sólida para enfrentar o mundo dinâmico em que vivemos hoje”, frisou o ex-atleta.

Após a reunião no Departamento de Educação Física, Flávio Canto conheceu o ginásio poliesportivo do Dante e parou para conversar com alguns alunos que o abordaram. “Ele elogiou bastante a estrutura do Colégio, exaltou o nosso currículo em educação física e pontuou as questões de inatividade hoje dentro da nossa sociedade. A OMS (Organização Mundial de Saúde) tem sinalizado alguns problemas graves com relação ao sedentarismo. Existe uma preocupação global para que as atividades físicas e esportivas sejam desenvolvidas, e a escola é um canal para isso”, disse Adriano.