Visita ao Museu do Futebol explicita presença do futebol na cultura brasileira

Publicado em 5 de junho de 2012 às 18:34
Categorias: , ,

Alunos do Jardim II do Colégio Dante Alighieri foram, no decorrer de junho, ao Museu do Futebol, situado na parte oposta à arquibancada do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu). Lá, puderam conhecer a história desse esporte desde os primórdios, começando com Charles Miller, responsável por trazer o jogo ao Brasil. Eles também viram bolas de couro com pelos e fotos de torcedores, muito bem vestidos, da classe alta. Esses fatos explicitam como o futebol foi, outrora, um esporte reservado à elite.

Ao longo da visita, os dantianos puderam ainda contar com instrutores, que, empenhados em contextualizar toda a evolução do futebol, ilustravam as várias gerações de jogadores com fotos, manuscritos e diversos meios digitais. Com relação ao objetivo pedagógico, a excursão é um complemento ao projeto Olimpíada 2012, desenvolvido em sala de aula.

O museu, cujo acervo possui milhares de objetos, também resgata o material de som e imagem de décadas passadas, como a narração de gols importantes, e oferece aos visitantes diversas alternativas de diversão, como o chute a gol em uma área tecnológica com um goleiro virtual. No espaço dessas instalações, intercalam-se ainda informações sobre fatos que marcaram a história mundial, estejam eles diretamente relacionados ao futebol ou não.

A coordenadora da Educação Infantil e do 1º ano do Ensino Fundamental, profª Angela Martins, observou que a visita acentua a ampla inserção do futebol na sociedade, em especial na cultura brasileira. “Através de diferentes e emocionantes experiências, os alunos puderam vivenciar partidas de futebol, ouvir narrações de gols que marcaram a história, conhecer nossos grandes atletas e observar a vida dos jogadores no vestiário nos momentos que antecedem o jogo”, complementou.

, ,