Visita ao Museu Afro estimula frequência dos alunos em espaços socioculturais

Publicado em 8 de maio de 2023 às 13:04

Entre os dias 11 e 14 de abril, o 4º ano do Ensino Fundamental visitou o Museu Afro Brasil. A excursão foi organizada pelo Departamento de Arte do Dante com o objetivo de complementar o estudo iniciado no ateliê do Colégio.

Chegando ao museu, os alunos participaram de uma oficina de arte para imergir nas obras apresentadas. Durante a atividade, os dantianos fizeram uma roda de capoeira e produziram uma boneca abayomi, brinquedo típico e importante na cultura africana que se relaciona aos demais conteúdos analisados durante a saída pedagógica.

Com o exercício do olhar e apreciação crítica, as crianças foram colocadas de frente para diferentes aspectos da cultura africana e afro-brasileira, podendo apurar o aprendizado com noções de tempo e espaços diversos. Durante a visita, foi apresentada a estrutura do Museu abordando temas como escravidão, religião, trabalho e arte, relacionando as influências africanas no desenvolvimento da sociedade brasileira.

Alunos observando e extraindo as obras de Rubem Valentim.

“Nosso objetivo foi desenvolver a frequência e a cultura de visitar museus. A ideia é estimular o aluno a frequentar espaços artísticos e desenvolver nele um olhar mais sensível e crítico. Isso é muito importante para quem vai ou não estudar arte”, ressaltou a professora Maria Beatriz Perotti, coordenadora do Departamento de Arte.

As crianças se depararam com obras importantes de Rubem Valentim, escultor e referência no construtivismo brasileiro, e com uma das obras mais importantes do artista Di Cavalcanti, “Navio Negreiro”. A coordenadora explica a importância do contato com as produções artísticas: “O Departamento de Arte trabalha com os alunos uma gama de obras muito grande. Então, quando um aluno vê uma obra no museu, ele a reconhece, e isso forma um repertório na memória dos nossos estudantes”.