Visita à Mesquita do Brás foca respeito a diversidades

Publicado em 25 de março de 2013 às 17:50

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental foram à mesquita Mohammad Mensageiro de Deus, também conhecida como Mesquita do Brás, no dia 20 de março. Na companhia dos professores José Marcelo de Oliveira Bussab e Jaqueline Lourenço,  eles puderam aprofundar o contexto cultural de temas abordados em sala de aula, já que neste ano estudam a cultura árabe e a expansão do Islamismo.

O contato direto com a tradição islâmica também buscou reforçar, nos alunos, a tolerância à diversidade de crença. De acordo com o coordenador do Departamento de História, prof. Carlos Diago, o maior objetivo da visita foi estimular os alunos a conviver com as diferenças. “Eles têm acesso a muitas visões e informações tendenciosas, também emitidas pela mídia. Desse modo, a imagem do islâmico chega distorcida a eles, estimulando o preconceito”, explicou.

O coordenador de História exemplificou um desses preconceitos com a interrogação de um dos alunos presentes na visita. “Eles podiam perguntar qualquer coisa ao xeique, e um deles perguntou por que os islâmicos matam judeus. O xeique respondeu que não são islâmicos que matam, e sim islâmicos maus, tanto quanto judeus maus, cristãos maus e pessoas más que não têm religião o fazem”, afirmou o professor Carlos.

A julgar pela avaliação dos professores, a visita à Mesquita do Brás ampliou o conhecimento dos alunos e o foco com que viam o mundo, com efeitos inclusive em sala de aula. Segundo o professor Carlos, a excursão lhes possibilitou responder a questões relacionadas ao Islã com grande facilidade. “Agora, eles têm uma noção muito maior de como é a crença no Corão e deduzem elementos que vão muito além daqueles já apresentados”, complementou o professor.