Visita à estação de tratamento de águas traz conhecimentos para os 6os anos

Publicado em 12 de junho de 2012 às 13:06

A importância do uso consciente da água foi o ponto principal da visita dos 6os anos do Ensino Fundamental à Estação de Tratamento de Águas do Guaraú, principal unidade do Sistema Cantareira, que abastece com água potável cerca de 80% da população da região metropolitana de São Paulo.

A estação é abastecida por cinco represas do interior (Atibainha, Cachoeira, Jacareí, Jaguari e Juqueri), e é capaz de receber 33 mil litros de água por segundo. É uma das maiores unidades de tratamento do planeta, com 100% de qualidade na remoção de substâncias sólidas e detritos.

“A conservação de nossos recursos naturais ficará a cargo desses jovens no futuro, então conscientizá-los sobre uso e preservação é fundamental”, esclarece Rosa Monaro, relações públicas da Sabesp.

Os conteúdos pedagógicos do passeio são vistos anteriormente pelos alunos, possibilitando um melhor entendimento dos assuntos trabalhados. “É um passeio complementar aos conhecimentos adquiridos em sala, dando aos alunos uma chance de visualizar cada etapa do trabalho de tratamento de água da cidade de São Paulo”, comenta a professora Sandra Tonidandel, coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza.