Viagem a Foz do Iguaçu propõe ao 9º ano estudo sobre questões energéticas e ambientais

Publicado em 18 de maio de 2023 às 12:33
Viagem a Foz do Iguaçu: 9º ano de 2022

Com o intuito de estimular debates e reflexões sobre sustentabilidade e geração de energia, o Dante promoverá para os alunos do 9º ano uma viagem educacional a Foz do Iguaçu (PR), marcada para acontecer entre os dias 2 e 5 de novembro.

A saída pedagógica é fruto da parceria entre vários departamentos que, sob a liderança de GPI (Gestão Pessoal e Interpessoal) e de Física, organizaram atividades alinhadas ao projeto interdisciplinar do 9º ano, cujo tema é “Criatividade e inovação para solução de problemas por meio da investigação científica”.

A natureza abundante da região da tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai oferece um roteiro rico em experiências que contemplam os objetivos da viagem. Assim, entre as visitas programadas, destacam-se:

• Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, para atividades sobre conservação ambiental em âmbito nacional;
  • Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu, onde serão realizadas discussões sobre geração de energia e impactos ambientais;
  • Marco das Três Fronteiras, com mediação sobre o contexto histórico de Foz do Iguaçu e introdução dos temas que serão abordados na viagem (tecnologia, preservação ambiental, relações internacionais);
  • Macuco Safari, para interpretação ambiental do contexto turístico;
  • Parque Iguazú (Argentina), com abordagem de assuntos sobre os aspectos bilaterais em conservação ambiental entre Brasil e Argentina.
Alunos do 9º ano de 2022 fizeram viagem educacional a Foz do Iguaçu

O ano passado marcou a primeira viagem dantiana a Foz do Iguaçu. Na ocasião, os alunos se deslumbraram com a potência das Cataratas. “Foi o que mais me impressionou na viagem, com toda aquela água e tudo o que os professores nos ensinaram sobre sua importância para o Brasil”, disse Laura Campora, do então 9º C.