Alunos do Jardim visitam Pet Zoo como conclusão do projeto interdisciplinar da série

Publicado em 16 de novembro de 2022 às 18:06

Durante o mês de outubro, o Colégio Dante promoveu para as turmas do Jardim uma saída pedagógica para o Pet Zoo, uma minifazenda localizada no município de Cotia (São Paulo) que busca aproximar as crianças da natureza por meio da interação com os animais.

A saída pedagógica vai ao encontro do projeto interdisciplinar do semestre, intitulado “Sensações da Natureza”, que propõe aos alunos uma reflexão sobre as sensações originadas pelo contato com a natureza. A proposta é que os alunos observem e explorem o meio ambiente com atenção, entendendo-se não apenas como seres integrantes e dependentes da natureza mas também como agentes transformadores.

“A ida ao Pet Zoo estimula o interesse dos alunos pela preservação do meio ambiente, pois, estando próximos da natureza, eles entendem a sua importância para a qualidade de vida de todos os seres do planeta”, explica a professora Bianca Sabbag Hemsi, coordenadora pedagógica do Jardim e do 1º ano do Ensino Fundamental.

O projeto iniciou-se com a leitura do livro “A última árvore do mundo”, de Lalau e Laurabeatriz. A partir dele, as crianças visitaram o Jardim da Jaú, o Telhado Verde e a compostagem e depois refletiram sobre a importância de cada um deles para a natureza. Desde então, os alunos vêm fazendo uma coleção de elementos da natureza, que inclui galhos, gravetos e folhas. Além disso, as crianças fizeram uma atividade de exsicata no laboratório de biologia e, por último, como conclusão de todo o trabalho, visitaram o Pet Zoo.

Diversão e conscientização ambiental

Assim como as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental, que visitaram o Pet Zoo no mês de agosto, os pequenos dantianos do Jardim tiveram um dia completamente fora da rotina: ordenharam vacas, passearam de charrete, alimentaram e acariciaram os animais, conheceram o berçário onde ficam os recém-nascidos e participaram de uma atividade de produção de pão. Além disso, as crianças puderam se divertir na cama elástica, no playground e no brinquedão. Por fim, elas coletaram mais alguns itens da natureza para completar a coleção.

Segundo a professora Bianca, o contato com a natureza permite que as crianças estabeleçam uma interação saudável com o meio onde vivem. “Os alunos tiveram um dia leve, respiraram ar fresco e puderam socializar e se divertir. Foi uma oportunidade também para que eles vissem animais diferentes dos que estão acostumados a ver: muitos nunca haviam visto vacas, cabras e coelhos sem ser na televisão ou em vídeos. De modo geral, a natureza contribui para o bem-estar físico, emocional e social das crianças.”