Terceirão de 2021 tem festa de despedida cheia de emoções

Publicado em 22 de novembro de 2021 às 16:01

Como tradição dantiana, as terceiras séries do Ensino Médio ganham uma festa de despedida para celebrar seus anos de Colégio e o início de uma nova jornada rumo à vida adulta. Em 2020, os terceiros não puderam compartilhar esse momento presencialmente, por isso este ano a festa de despedida foi ainda mais emocionante e simbólica para os alunos.

“É muito importante para nós ter essa oportunidade de encerramento de ciclo, e o valorizamos três vezes mais por causa da pandemia – porque esse encontro poderia não ser possível”, comenta a aluna da 3ª série D Marcela Murano.

A celebração começou com um belo café da manhã servido no ginásio do Colégio e um momento de integração entre os alunos, que tiveram esse tempo juntos para celebrar suas amizades e escrever depoimentos em suas camisetas do Dante para guardar como memória.

Houve também um show realizado por alunos que se revezaram no palco para animar toda a turma das terceiras séries.

O evento seguiu com homenagens dos alunos para seus professores, que foram feitas em vídeo e exibidas no telão. Os jovens formandos escreveram um texto em rimas para agradecer e brincar com seus mestres, rememorando situações que viveram ao longo do ano e dando ênfase a especificidades de cada um deles. Em tom engraçado e emotivo, o vídeo é uma grande declaração de carinho, respeito e gratidão.

Depois foi a vez de os alunos receberem, com muita emoção, um vídeo-homenagem de seus professores – que a cada nova aparição na tela eram ovacionados aos berros e com algumas lágrimas dos alunos.

“Entrei no Dante no quarto ano do Ensino Fundamental. Vim de uma escola pública, então quando eu passei na prova de admissão a professora disse que eu conseguiria acompanhar, mas ainda assim teria dificuldades. Finalizar a terceira série é uma grande vitória pessoal, é como fechar com chave de ouro uma trajetória de muitas lutas. Eu consegui chegar até aqui! E sinto muita gratidão pelos professores e colegas que estiveram comigo ao longo destes anos”, compartilha emocionada a aluna Larissa Teixeira dos Santos, da 3ª série C.

O dr. Alfio Paglia, presidente da Associação de Ex-alunos do Colégio Dante Alighieri, apresentou a AEDA aos jovens, os convidando a se associar para manter vivo o vínculo com os colegas e o Colégio. Os alunos da comissão de formatura subiram ao palco para agradecer a toda a comunidade dantiana pelos seus anos de formação na escola, dando destaque ao apoio emocional que tiveram para passar os últimos dois anos de Ensino Médio na pandemia.

Outro momento emotivo do evento foi o discurso e a apresentação musical dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, que homenagearam seus colegas dantianos que estão deixando o Colégio cantando uma música. A apresentação rendeu reações de fofura pela delicadeza dos pequenos.

Como finalização da cerimônia no ginásio, os alunos ganharam lembrancinhas. Dentre elas há uma caneta preta para que eles façam as provas de vestibular, que foi usada também para que escrevessem uma carta para seu “eu” do futuro. Essa dinâmica acontece desde 2017 como uma espécie de cápsula do tempo, que os alunos irão abrir daqui a 10 anos, quando se reunirem novamente no Colégio para esse fim.

“Fico muito emocionada em poder escrever para mim mesma do futuro. Isso nos faz refletir tanto sobre o que vivemos até agora como sobre o que gostaremos de viver”, comenta a aluna Laís Alvarez, da 3ª série D.

Ainda como parte das festividades, cada sala da 3ª série ganhou duas mudas de árvores para serem plantadas no Parque Trianon, que terá nomes de todos os alunos das turmas.

“Assim eles sempre estarão presentes aqui no Dante, enraizados. Esse é um momento de catarse coletiva, uma celebração que coloca fim ao luto com o qual eles vêm lidando ao longo do semestre, para encarar a saída do Colégio de outra forma, com alegria e festa”, explica o professor Durval Barbosa Filho, assistente de direção que foi o mestre de cerimônia do evento.

A última celebração dos alunos é tocar o sino do Colégio, um dos grandes símbolos do Dante. Todos fizeram fila para ter esse pequeno momento guardado para sempre na memória.