Semana de Humanidades aprofunda conhecimentos em desfecho do 1º semestre

Publicado em 28 de junho de 2023 às 12:59
Categorias: , ,

Entre os dias 19 e 23 de junho, o Dante realizou a primeira edição da Semana de Humanidades, destinada a alunos dos Ensinos Fundamental 2 e Médio. Organizadas pelos departamentos de Geografia e História, Filosofia e Sociologia, as atividades tiveram como objetivo aprofundar o estudo dos conteúdos de tais componentes curriculares, trabalhando temas importantes da atualidade.

“A proposta da Semana de Humanidades foi desenvolver a capacidade dos estudantes de estabelecer diálogos entre indivíduos, grupos sociais e cidadãos para reconhecer saberes e culturas distintas. Por meio de simpósios, exibição de filmes e simulações da ONU, eles adquirem domínio de conceitos e metodologias próprios da área”, afirma o professor Jackson Costa de Farias, coordenador de história, filosofia e sociologia.

Desenvolvendo senso crítico e argumentação

Nas simulações da ONU, por exemplo, os estudantes do 8º ano foram divididos em duplas para discutir sobre discriminação e intolerância. Após uma pesquisa mediada pelos professores de história e geografia, cada dupla trouxe para o debate as ações promovidas por seu país a respeito do tema, fazendo em seguida uma indagação ou crítica a uma das outras nações presentes no fórum.

Outra atividade de destaque foi o julgamento simulado de um caso real. Realizado no auditório Miro Noschese, o evento contou com a participação de profissionais da área, como o juiz Adilson Paukoski Simoni, o promotor de justiça Carlos Alberto Leitão Júnior e o advogado Lucas Paglia, além de ex-alunos do Colégio, que cumpriram os papéis de testemunhas e réu. O júri, por sua vez, foi formado pelos próprios estudantes que acompanharam a representação.

Julgamento simulado na Semana de Humanidades

“No caso das simulações da ONU, a oralidade e a acurácia das pesquisas são de fundamental importância tendo em vista a formação integral dos estudantes. No júri-simulado, nossos estudantes colocaram em prática seu senso crítico para discernir acerca das provas e da culpabilidade ou não do réu – uma fantástica oportunidade de aprender na prática”, explica o professor Jackson.

Debatendo e aprendendo

Ao longo da semana que antecedeu as férias, os alunos da 2ª série participaram de simpósios mediados pelo professor de geografia Otacílio de Souza. No centro dos debates estiveram assuntos trabalhados nas aulas de geografia ao longo do primeiro semestre e atrelados ao projeto interdisciplinar da série, cujo tema é “Patrimônios: preservação, conservação e acesso em tempos de emergência climática”. Ainda no campo da sustentabilidade, as turmas do 6º ano visitaram o Teto Solar do Dante para conhecer o processo de produção de energia solar.

Já os alunos da 1ª série tiveram a oportunidade de desfrutar de uma sessão do filme “Matrix”, seguida por um debate acerca das consequências da inteligência artificial para a humanidade. “A ideia foi construir conceitos e estabelecer pontos entre os vários conhecimentos. Para isso, o filme foi comentado com várias intervenções e demonstrações durante a exibição. Ao final houve um levantamento de questões de todos os presentes”, conta o professor Alexandre Buccini.

Simpósio: Semana de Humanidades

Complementando a Semana de Humanidades, os formandos da 3ª série visitaram o Memorial da Resistência para uma reflexão sobre as circunstâncias e implicações da ditadura militar brasileira, de modo a estabelecerem uma relação com os temas estudados no semestre. E os alunos do 9º ano, juntamente com os professores em sala de aula, tiveram uma conversa acerca da relevância das ciências humanas na atualidade.

“Ao estudar as ciências humanas, os alunos se aprofundam em questões relacionadas ao trabalho humano em diferentes contextos espaciais e temporais. Assim, os estudantes lidam com problemáticas que afligiram nosso passado, desafiam o nosso presente e são fundamentais para termos um futuro mais equilibrado do ponto de vista político, econômico e ambiental”, conclui a professora Marcia Saltini.

, ,