Professores visitam o Dante e conhecem ações de sustentabilidade

Publicado em 17 de junho de 2015 às 12:51

Um grupo de quase 40 professores do Centro Paula Souza veio ao Colégio Dante Alighieri, em 9 de junho, para conhecer parte do trabalho feito na instituição na área da sustentabilidade. Mais precisamente, eles conheceram a área de compostagem – espaço em que ocorre o processo de transformação de resíduos orgânicos em substâncias ricas em nutrientes – e o telhado verde, que está sendo construído no topo do edifício Ruy Barbosa.

Os professores vieram de escolas técnicas de várias cidades do estado de São Paulo. Eles se reuniram para participar de uma ação de reciclagem de conhecimento, e, entre os temas abordados, estava o da sustentabilidade tanto como meio de gestão responsável de instituições, quanto como ferramenta pedagógica para a conscientização de alunos e funcionários das escolas.

A visita foi coordenada pelo gerente de Almoxarifado e Patrimônio, Joaquim Félix Neto, responsável pelos projetos ambientais do Colégio. Ele contou com o apoio, porém, de outros funcionários do Dante das áreas administrativa e pedagógica – como a professora Miriam Brito Guimarães, que realizou um bate-papo com os visitantes – para o esclarecimento de dúvidas.

“Foi fantástico. Eram professores de várias áreas, como Geografia, Biologia e Engenharia Agronômica, incluindo um acadêmico fazendo o pós-doutorado. Eles estavam muito interessados no assunto”, explicou Joaquim, referindo-se ainda ao consenso do grupo em ver a sustentabilidade como uma responsabilidade de todos.

“É importante ver como eles também entendem que a gestão de resíduos não é um problema apenas de empresas altamente poluentes, grandes indústrias, mas também de instituições de ensino. Imagine quanto resíduo o Centro Paula Souza, que é gigante, deve gerar. Os professores que vieram aqui têm a preocupação de dar um destino correto ao produto, mas tinham dificuldade em encontrar uma escola com esse aparato já funcionando.”

Joaquim também apontou os desafios com que o Dante tem se deparado para aprimorar a gestão de resíduos. “Eles fizeram muitas perguntas coerentes, pois são professores de diversas áreas, mas com conhecimentos em comum sobre sustentabilidade”, afirmou. “Temos muito para mostrar, tanto no que temos sido bem-sucedidos quanto no tocante aos desafios. Por isso, seguimos com as portas abertas para receber visitas.”

no images were found