Professores se reúnem com alunos antes do ENEM

Publicado em 30 de outubro de 2015 às 13:47

Alunos participaram, na tarde de 23 de outubro, de um encontro especial com professores do Ensino Médio para uma última conversa antes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado nos dias 24 e 25. Na ocasião, eles receberam dicas de professores de diversas áreas, seja relacionadas a suas áreas específicas, seja referentes a estratégicas para a realização da prova.

Do Departamento de Educação Física, por exemplo, os alunos aprenderam e fizeram, com a professora Giuliana Guidotti, exercícios de respiração, tanto os que ajudam no relaxamento quanto os que colaboram com a concentração. Já o professor de Geografia, Marcelo Spinola, ressaltou a importância de os alunos atentarem ao relógio, quer para a chegada antecipada ao local da prova (os portões são fechados pontualmente), quer para a realização do teste nos dois dias.

O professor de Inglês Marcos Paulo Gerônimo, por sua vez, lembrou que, ainda que a prova seja longa e “pesada” (o tempo máximo de prova nos dois dias somados é de 10 horas), o importante era que os alunos conheciam os temas abordados e não precisavam ter medo do exame. O professor de História Jackson Fergson aproveitou a ocasião para orientar os alunos a fazer um rascunho, ainda no início do segundo dia de avaliação, do que sabiam sobre o tema da redação. “E é importante lembrar que o título é opcional. Não sabe fazer títulos e não quer ficar tenso com isso? Deixa de lado!”, completou.

Os alunos também foram lembrados da importância de manter a concentração em questões com enunciados mais longos. São essas questões que, segundo os professores, mescladas a outras com o mesmo grau de dificuldade, mais induzem os alunos ao erro. Outros professores presentes ao encontro, entre os quais o coordenador de Geografia, professor Everaldo Vellardi, e a professora Paula Reis, responsável pela condução do 3º Dante Plus, desejaram boa prova aos alunos. Também estiveram presentes integrantes das Diretorias Pedagógica e Executiva, assistentes de direção, orientadoras vocacionais e professoras do Departamento de Tecnologia Educacional.