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Como forma de seguir aprimorando suas metodologias de ensino, o Dante promoveu para o quadro docente do Departamento de Italiano e dos cursos que compõem o ECCE uma formação cujo título foi “Per insegnare bisogna emozionare! Strategie e risorse didattiche per studenti più coinvolti” (em tradução livre: “Para ensinar é preciso emocionar! Estratégias e recursos pedagógicos para alunos mais engajados).
Realizado no dia 28 de julho, no auditório Guglielmo Raul Falzoni, o evento foi ministrado pelo professor Telis Marin, notabilizado por sua longa experiência como instrutor de professores italianos, tendo coordenado o trabalho editorial de mais de 300 livros didáticos. A ideia foi estimular uma reflexão sobre estratégias didáticas que considerem o atual panorama nas escolas e despertem o interesse dos estudantes para as línguas estrangeiras.
Para isso, Marin alternou entre momentos de ponderação acerca das modernas teorias que tratam da motivação do aluno em sala de aula e instantes “mão na massa”, em que os docentes puderam experimentar a eficácia de alguns materiais. “Neste momento específico de pós-pandemia, especialistas e educadores devem se empenhar para encontrar novas formas de despertar o interesse dos alunos”, explicou a coordenadora de italiano do Dante, professora Eugenia Vezzelli.
“A motivação depende não só das características pessoais de cada indivíduo e do ambiente que o rodeia mas também da tarefa que lhe é atribuída. Na escola, um aluno pode estar mais ou menos motivado de acordo com as atividades que lhe são propostas. Por isso, é importante achar novos caminhos que possam dar o impulso motivacional aos alunos”, acrescentou.
Embora o foco tenha sido os professores de italiano, a formação ampliou seu escopo ao propiciar abordagens inovadoras a docentes de outros componentes curriculares, segundo a coordenadora do ECCE/Liceo, professora Angela Angoretto. “O treinamento foi muito importante porque foram mostradas dinâmicas de metodologias ativas que podem ser aplicadas em qualquer outra disciplina, tornando as aulas ainda mais atrativas.”
A professora de matemática Susanna Battaglio de Paula, do Liceo Scientifico, trouxe um exemplo de ação que pode ser implementada a partir do treinamento. “Às vezes, mesmo que estejam trabalhando em grupo, os alunos ficam muito tempo sentados, então mudar o ambiente de vez em quando, levando-os à biblioteca, por exemplo, oferece novos estímulos e potencializa o aprendizado”, ressaltou a docente.