Professores participam de formação com especialista no ensino de italiano

Publicado em 17 de agosto de 2023 às 15:52
Categorias: ,

Disponível em italiano

Como forma de seguir aprimorando suas metodologias de ensino, o Dante promoveu para o quadro docente do Departamento de Italiano e dos cursos que compõem o ECCE uma formação cujo título foi “Per insegnare bisogna emozionare! Strategie e risorse didattiche per studenti più coinvolti” (em tradução livre: “Para ensinar é preciso emocionar! Estratégias e recursos pedagógicos para alunos mais engajados). 

Realizado no dia 28 de julho, no auditório Guglielmo Raul Falzoni, o evento foi ministrado pelo professor Telis Marin, notabilizado por sua longa experiência como instrutor de professores italianos, tendo coordenado o trabalho editorial de mais de 300 livros didáticos. A ideia foi estimular uma reflexão sobre estratégias didáticas que considerem o atual panorama nas escolas e despertem o interesse dos estudantes para as línguas estrangeiras. 

Professores do Dante têm formação com especialista no ensino de italiano

Para isso, Marin alternou entre momentos de ponderação acerca das modernas teorias que tratam da motivação do aluno em sala de aula e instantes “mão na massa”, em que os docentes puderam experimentar a eficácia de alguns materiais. “Neste momento específico de pós-pandemia, especialistas e educadores devem se empenhar para encontrar novas formas de despertar o interesse dos alunos”, explicou a coordenadora de italiano do Dante, professora Eugenia Vezzelli.

“A motivação depende não só das características pessoais de cada indivíduo e do ambiente que o rodeia mas também da tarefa que lhe é atribuída. Na escola, um aluno pode estar mais ou menos motivado de acordo com as atividades que lhe são propostas. Por isso, é importante achar novos caminhos que possam dar o impulso motivacional aos alunos”, acrescentou. 

Embora o foco tenha sido os professores de italiano, a formação ampliou seu escopo ao propiciar abordagens inovadoras a docentes de outros componentes curriculares, segundo a coordenadora do ECCE/Liceo, professora Angela Angoretto. “O treinamento foi muito importante porque foram mostradas dinâmicas de metodologias ativas que podem ser aplicadas em qualquer outra disciplina, tornando as aulas ainda mais atrativas.”

A professora de matemática Susanna Battaglio de Paula, do Liceo Scientifico, trouxe um exemplo de ação que pode ser implementada a partir do treinamento. “Às vezes, mesmo que estejam trabalhando em grupo, os alunos ficam muito tempo sentados, então mudar o ambiente de vez em quando, levando-os à biblioteca, por exemplo, oferece novos estímulos e potencializa o aprendizado”, ressaltou a docente.

Dante promove formação com especialista no ensino de italiano
,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!