Professores de Física colaboram em revista científica

Publicado em 18 de março de 2014 às 14:58

A revista Scientific American Brasil publicou, no início de 2014, a primeira edição deste ano de seu suplemento “Aula aberta”, destinado a estimular professores a inovar no ensino de ciências. O periódico percorre temas relacionados a diversas disciplinas. Nesta edição, por exemplo, há conteúdo sobre Geografia, Matemática, Química e Física. Neste último campo de estudo, o assunto foi “Músculos artificiais”. E, como sugestão de exercício, a editora contou com um roteiro produzido por professores do Dante.

O professor Renato Laurato, coordenador do Departamento de Física, e a professora Cristiane Rodrigues Caetano Tavolaro elaboraram uma proposta pedagógica com exercícios práticos e a contextualização teórica sobre as descobertas que levaram os cientistas a chegar aos músculos artificiais. Para ilustrar essa série de descobertas, eles sugerem, por exemplo, que o docente introduza, em sala de aula, o trabalho de Luigi Galvani, que, em 1768, percebeu contrações musculares em sapos e rãs, cujos músculos reagiam eletricamente a estímulos.

Mais do que a exposição de aspectos históricos, a proposta do roteiro é, no entanto, permitir uma abordagem prática do assunto, a fim de demonstrar a utilidade dos músculos artificiais, e, com isso, garantir o interesse dos alunos. Para os professores de Física do Dante, três são os meios pelos quais se poderia, de forma crescente, atrair a atenção da classe: o trabalho com a “robótica, cada vez mais presente em nossa vida”, o conhecimento de “instrumentos médicos tais como micropinças para cirurgias delicadas” e a apresentação de “exoesqueletos para dar sustentação externa ao corpo e facilitar a mobilidade de pessoas com dificuldade de locomoção”.

Além de trazer sugestões de sites para enriquecer o conhecimento dos professores e alunos, a publicação mobiliza competências e habilidades abordadas na matriz de referência do Enem*, favorecendo o desempenho dos alunos nesse tipo de prova.

*Competência de área 2 (Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos)

H5 – Dimensionar circuitos ou dispositivos elétricos de uso cotidiano;

Competência de área 5 (Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los em diferentes contextos)

H17 – Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências físicas, químicas ou biológicas, como texto discursivo, gráficos, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.

Capa Físicamenor